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Todos que têm telefone celular é vítima do telemarketing (Foto: Reprodução).

23 de abril de 2021

Ligações indesejáveis

Por Laura Simon Marques

Vivemos grudados nos nossos celulares, e por isso, as chamadas não desejadas de números desconhecidos podem se tornar mais do que apenas um incômodo: os golpes por telefone cresceram, e fazem milhões por ano atacando os mais vulneráveis.

Porém, o inconveniente dessas ligações não pode ser minimizado, há relatos de pessoas recebendo mais de 100 chamadas diárias, tendo que desligar as funções mais básicas do celular para poder ter um minuto de paz.

Segundo a pesquisa 2020’s Year in Calling, da Truecaller, o Brasil é o país que mais recebe ligações de spam no mundo. No geral, são 49.9 chamadas de spam (telemarketing, golpes, operadores e serviços financeiros) por usuário por mês. Em 2020, 48% dessas foram de criminosos buscando ludibriar indivíduos, o dobro do ano anterior. 42% são tentativas de vendas de cartões de crédito, empréstimos e seguros, que em 2019 eram responsáveis por apenas 13% das ligações. Operadores de telefonia são 6% e o telemarketing é responsável por 4% das chamadas.

Para aqueles que buscam o fim das chamadas indesejadas por empresas, o Rio Grande do Sul oferece dois serviços que podem ajudar: o Não Me Perturbe, de cadastro nacional, e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

No Cadastro do Procon/RR os consumidores titulares de linha telefônica do Estado do Rio Grande do Sul podem cadastrar até três números próprios, após 30 dias do cadastro, o bloqueio passa a valer para ligações efetuadas de qualquer segmento comercial. Em caso de descumprimento, é necessário realizar denúncia (no próprio sistema), para que o órgão possa instaurar processo e, entendendo procedente a reclamação, multar a empresa em R$ 10 mil por ligação.

De 2010 até hoje, são mais de 200 mil telefones cadastrados, 790 processos abertos, e por volta de 17 milhões em multas aplicadas, segundo o site.

O Não Me Perturbe é válido somente para prestadoras de serviços de telecomunicações (telefonia, internet, tv por assinatura). Trata-se de uma lista nacional de consumidores – criada pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel – que não querem receber chamadas que ofereçam os serviços citados acima. As empresas abrangidas pela plataforma são Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. É necessário informar nome completo, CPF e e-mail, para criar login e senha de acesso. Após 30 dias (prazo concedido para a adaptação), caso haja descumprimento, o consumidor deve comunicar no próprio sistema, na opção “contato”.

GOLPES

Para os golpes as soluções não são tão simples: é necessário estar sempre vigilante e manter-se atualizado sobre quais andam acontecendo mais frequentemente.

As chamadas desse tipo tentam obter algo de você: detalhes financeiros, informações pessoais, qualquer coisa que possa ser usada para fins de roubo de identidade. Você pode ter ganhado um prêmio, ou estar com problemas com a Receita Federal, ou um dos membros de sua família pode precisar de assistência urgente.

Fique atento às chamadas que deixam tocar só uma vez e depois desligam. Eles podem estar fazendo você ligar de volta para linhas telefônicas caras e premium, o golpista tentará mantê-lo na linha o maior tempo possível, extraindo seu dinheiro durante o processo.

Sempre solicite algum tipo de verificação de identidade à pessoa na linha e, mesmo assim, ser extremamente cauteloso ao revelar qualquer coisa pessoal ou secreta por telefone, a menos que você tenha iniciado a ligação. Em caso de dúvida, ligue de volta para a empresa em um de seus números de telefone oficiais publicados.

Se não atender ligações de números desconhecidos é uma opção, faça isso para se proteger. E caso seja vitimizado por um desses golpes, um boletim de ocorrência na Polícia Federal deve ser feito.

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