Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

28 de abril de 2021

O município decretou luto oficial de 3 dias em homenagem ao ex-prefeito Ruy Sady Augustin

Por Helaine Gnoatto Zart - A FOLHA

O município de Não-Me-Toque está em luto pelo falecimento do ex-prefeito Ruy Sady Augustin (2/11/1939) ocorrido nesta quarta-feira (28) aos 81 anos. O velório ocorre no auditório da Prefeitura de Não-Me-Toque das 13h às 17h.

Durante o turno da tarde desta quarta-feira (28) o prefeito Gilson dos Santos decretou expediente interno nos trabalhos das secretarias localizadas no prédio da Prefeitura de Não-Me-Toque, para a realização do velório do ex-prefeito.

Ruy Sady Augustin foi prefeito na Gestão 1969/1972, tendo MaurÌlio Albuquerque de Almeida como vice-prefeito. Os vereadores da gestão foram: Ernesto João Cardoso, Harry Alberto Erpen, Armando Carlos Roos, Antônio Avelino Kreling, Anildo Strauss, Norberto Pletsch e Pedro Bürgel.

Em dezembro de 2013, depois de quatro anos de pesquisa e de muita perseverança, Ruy Sady Augustin publicou a obra denominada  Augustinerstammbaum – a genealogia da família Augustin.
Em visita à redação do Jornal A Folha, para gentilmente entregar um exemplar da sua obra, relatou que seu objetivo foi desvendar e registrar a origem histórica e cultural da família Augustin, através do levantamento sistemático de seus antepassados e descendentes. Os locais onde nasceram, viveram e faleceram, bem como seus relacionamentos interfamiliares, de forma descendente. Aborda a árvore genealógica, desde o registro do primeiro familiar encontrado na Alemanha (ano de 1570), até a descendência gerada pelos imigrantes Peter, Paul (morto em combate na Revolução Farroupilha) e Hieronimous no Brasil.
– Quando encontrei minhas origens familiares fiquei imbuído de um forte sentimento de alegria e felicidade, o que me levou a publicar esta pesquisa que julgo possa se tornar útil aos que pretendem compartilhar conosco este propósito, esperando com isto que venha se tornar uma fonte de pesquisa para as futuras gerações, em busca da celebração da cultura deixada por nossos antepassados – escreve Ruy Augustin no prefácio do livro.
Em conversa com a editora do Jornal A Folha, Helaine Gnoatto Zart, o escritor, advogado de profissão e produtor rural, com participação na empresa Augustin (fundada por seu pai), afirmou que, saber de onde se vem é fundamental e essa foi sua principal motivação para pesquisar e escrever a obra que deixa como legado aos seus filhos, netos e demais descendentes dos Augustin.

Dia 7 de setembro de 2020 em entrevista ao comunicador Willian Schmidt Roese, Rádio A Folha 104.9 FM

No dia 7 de setembro do ano passado, Willian Schmidt Roese, comunicador da Rádio A Folha 104.9 FM, entrevistou Ruy Augustin no seu programa Hora do Kerb. Em quase uma hora de conversa, música e recordações, o entrevistado se emocionou ao lembrar das suas vivências. Você pode conferir a entrevista no YouTube, na TV A Folha Não-Me-Toque.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir