Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de abril de 2021

Escolas abrem para aulas presenciais

Em fevereiro deste ano, escolas da rede municipal de Não-Me-Toque tiveram apenas três dias de aulas presenciais

A publicação do Decreto 55.856, com mudanças no modelo de Distanciamento Controlado e a adoção da bandeira vermelha no Estado, possibilita a retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades. Na rede pública estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) informa que as aulas serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente.

No dia 28 de abril, quarta-feira, algumas crianças de Não-Me-Toque já puderam retornar para as suas salas de aula.

Nas duas escolas particulares da cidade as atividades recomeçaram. A primeira foi o Instituto Educacional Girassol, com o quarto e quinto ano, além das crianças do turno integral, voltando para as suas aulas ainda pela manhã. À tarde, todas as turmas da educação infantil e das séries do 1º ao 5º ano foram recebidas na escola. Na quinta, voltaram os estudantes do sexto ao nono ano, além de todo o ensino médio.

Na Escola Sinodal Sete de Setembro, os pequenos da educação infantil até o terceiro ano regressaram ainda na quarta-feira à tarde (28/4). As demais turmas, até o nono ano, retornaram na quinta-feira (29).

De acordo com a diretora Neiva Heller, os alunos foram recebidos com todos os protocolos de segurança recomendados, também foram instruídos sobre os devidos cuidados que devem ter enquanto estiverem na escola, para uma maior proteção de todos.

Escolas municipais voltam dia 3 de maio

Decisão para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Não-Me-Toque foi anunciada no final da tarde de quarta-feira (28/4) pelo prefeito Gilson dos Santos e pela secretária de Educação Marlene Gatti. Neste ano, os estudantes tiveram apenas três dias na escola, quando a situação da pandemia agravou atingindo sua pior fase desde março do ano passado. O ano de 2020 foi cumprido a distância, fora da escola.

O retorno será híbrido, mesmo formato do início do ano, dia 17 de fevereiro, não havendo obrigatoriedade de os pais enviarem os filhos para o ambiente escolar, mas obrigatória a participação da aula online.

As escolas estão todas preparadas seguido os protocolos de higienização e distanciamento, atendendo as exigências da vigilância sanitária. O ano iniciou com 1.180 alunos matriculados nas seis escolas de ensino fundamental e nas quatro escolas de educação infantil da rede municipal.

Os alunos da educação infantil permanecerão até seis horas na escola, nos turnos manhã ou tarde. O que não pode ocorrer neste momento é o turno integral, em função do espaço físico, já que é necessário manter o distanciamento entre alunos. No ensino fundamental seguem as quatro horas de aulas.

Também o transporte escolar estará funcionando conforme planejado no início do ano.

Prefeito Gilson do Santos e secretária da Educação Marlene Gatti anunciam a retomada das aulas presenciais (foto Stefano Santos - Assecom Prefeitura)
Com onze escolas, município de Não-Me-Toque tem 1.180 alunos matriculados

Secretaria Estadual da Educação anuncia calendário de retorno

A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

As equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.

CALENDÁRIO DE RETORNO PARA AS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL
• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:
• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

Texto: Laura Marque e Helaine Zart - A Folha
Secom RS
Fotografias: Helaine Gnoatto Zart - Arquivo A Folha 2021

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir