Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

7 de maio de 2021

Covid-19 mantém declínio de casos e hospitalizações em Não-Me-Toque, mas vacinação da 2ª dose preocupa

Por Roger Amaral

Não-Me-Toque passa por um momento de estabilização nos casos e hospitalizações de pacientes infectados com a Covid-19. O último boletim epidemiológico demonstra isso com clareza.

Ao todo, são apenas 21 casos ativos. Diariamente, são constatados uma média de 3 casos, ou até mesmo nenhum. Um cenário muito diferente do final de fevereiro e início de março, o pior período da pandemia no município.

Já são contabilizados 2.169 casos confirmados, sendo desses 2.105 recuperados; 39 pacientes estão sendo monitorados e 17 aguardam o resultado de testes.

Liliane Erpen, secretária municipal de Saúde, acredita que a vacinação e outros fatores têm influência direta na estabilização do avanço do vírus da Covid.

— Acredito que o conjunto das medidas, como a testagem rápida onde podemos isolar o caso confirmado logo, a vacinação, as restrições, protocolos realizados e conscientização da população, contribuiu para a queda na circulação viral — disse a secretária.

A média móvel de casos teve queda acentuada em comparação aos últimos meses. A taxa de contaminação declinou consideravelmente, em março, era de 1,9%, agora, é de meros 0,19%.

Fonte: Secretaria de Saúde de NMT

Em relação aos pacientes internados devido à doença, na ala Covid-19 do Hospital Beneficência Alto Jacuí, existem apenas duas pessoas no local, sendo que, um paciente é considerado caso suspeito e outro confirmado, que retornou de UTI em Caxias do Sul e segue em recuperação. O estado de Saúde de ambos é considerado estável.

VACINAÇÃO AVANÇA

A aplicação de imunizantes contra a Covid-19 continua avançando, mesmo que lenta. Já são 24,5% da população alvo vacinada com a 1ª dose e 10,5% com a 2ªdose, entre vacinas dos tipos Coronavac e AstraZeneca.

Roger Amaral, repórter da A Folha, recebendo sua primeira dose por conta da sua comorbidade

No momento estão sendo vacinados os grupos de pessoas com comorbidades, deficientes, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, e 60 anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose.

No momento, apenas o imunizante AstraZeneca está sendo aplicada na sala de vacinas do Posto Central de Saúde.

SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC PREOCUPA

Existe uma preocupação das autoridades de Saúde, em relação às segundas doses da vacina Coronavac, isso porque o estoque do imunizante acabou rapidamente após ter sido destinado integralmente a aplicação das primeiras doses.

Por enquanto, há uma grande expectativa para o recebimento de novas segundas doses. Conforme informações extraoficiais, é esperado a chegada de novos lotes que possibilitem a imunização de cerca de 500 pessoas que estão aguardando em Não-Me-Toque.

Segundo a secretária da Saúde, entretanto, não há previsão para o recebimento de vacinas, deste modo, a vacinação não terá continuidade amanhã, no sábado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir