Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação/Cotrijal.

10 de maio de 2021

Cotrijal: Trigo em alta

O bom momento das commodities agrícolas, associado com a previsão de uma temporada propícia para as culturas de inverno, tem animado os produtores do Rio Grande do Sul. Segundo a FecoAgro/RS, a expectativa é de crescimento de área semeada com trigo em 10,5%.

A área cultivada com cevada também deve apresentar crescimento em comparação com a safra anterior (2020). Outra opção que ganhará destaque nesta temporada é o triticale, pelo segundo ano consecutivo ofertado para os produtores e associados da Cotrijal.

Vale lembrar que a utilização de sementes certificadas é essencial para o sucesso da safra. Do total de sementes de trigo disponibilizadas pela Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal para esta safra, 70% já foi comercializado, o que para essa época do ano representa o dobro dos anos anteriores.

E a resposta que os produtores verão no campo será positiva. É o afirma o produtor e multiplicador de sementes Valcir Morello. Com áreas em Barracão, na divisa com Santa Catarina, ele destaca que o grão que chegará nas lavouras neste ano foi produzido com todo o capricho possível, seguindo as orientações mais precisas, com foco na qualidade e manejos específicos.

“A multiplicação acontece em nossa melhor área, livre de invasoras, na resteva do milho, com forte aporte na adubação. Também com constante limpeza do maquinário, ajustes finos na máquina colhedora e total atenção com o clima”, explica o produtor.

Mais materiais no portfólio

Para esta safra de inverno (trigo), a Cotrijal atualizou seu portfólio de cultivares. São 13 materiais, sendo 3 novidades, testadas e aprovadas nos campos de pesquisa da cooperativa e na Área Experimental.

“Temos neste inverno uma expectativa muito positiva. Preparamos um portfólio qualificado e com potencial para uma grande safra. E estamos otimistas também em relação a multiplicação de sementes e crescimento de área, para as próximas safras, de triticale e aveia”, explica a gerente de Produção de Sementes da Cotrijal, Cláudia Moi Soares Rother.

Ouça a entrevista especial com Alexandre Doneda sobre o tema:

https://open.spotify.com/episode/1h3FeDXlKcByRUadm9lCoS?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1

TAGS: agro, trigo, cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir