Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: ASCOM NMT

11 de maio de 2021

Uso de tecnologia na sala de aula motiva alunos da Rede Municipal de Ensino

Por ASCOM | Stefano Santos

As tecnologias estão cada vez mais frequentes na nossa vida e estamos cada vez mais próximos do mundo online. Durante a pandemia da covid-19, o uso de tecnologia na educação ganhou destaque após as suspensões das aulas com a exigência de distanciamento social.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o Poder Executivo de Não-Me-Toque viu no atual momento que vivemos, uma oportunidade de transformar o método tradicional ao adotar soluções tecnológicas como os Chromebooks.

Para a atual administração, fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, que faz parte das prioridades da gestão, reconhecida por todo profissional do ensino que precisou se atualizar para ficar por dentro das últimas tendências da área, no entanto, é preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara, afina, simplesmente usar ferramentas tecnológicas na escola, como fim em si mesmas, não é bem o objetivo, por este motivo, após o investimento de R$ 613.098,00 oriundos do Executivo e do Legislativo Municipal na compra dos Chromebooks, um treinamento foi organizado para todos os professores, capacitando-os para tirar o máximo de proveito desta ferramenta, aumentando a qualidade de ensino, visando melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores.

Com o retorno das aulas presenciais, a nova tecnologia começou a ser utilizada também em sala de aula, através da criação de um laboratório móvel por escola, disponibilizando Chromebooks para uso dos alunos, como os do 5° ano da turma 51 da EMEF Nossa senhora de Lourdes (na imagem) que treinaram a tabuada com jogos postados no Google Class Room e responderam a avaliação da disciplina de Português no Google Forms.

Os alunos da EMEF Valdomiro Graciano também estão fazendo o uso dos Chromebooks para auxiliar no desempenho em sala de aula, assim como as demais escolas do município, aumentando a motivação e expectativa dos alunos, estimulando a criatividade, curiosidade e despertando o interesse pelo ensino através de ferramentas do seu cotidiano, invertendo deste modo a curva de aprendizagem, trazendo para a sala de aula ferramentas que já são realidade na vida de muitos, além de familiarizar aqueles que não possuem condições financeiras com as novas tecnologias.

A administração estuda a inclusão de novas tecnologias em sala de aula, como métodos eletrônicos de chamadas, controle de notas e boletins, dentre outros, afinal, investir em educação é acreditar na construção de um futuro melhor, com mais oportunidades e inclusão para todos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir