Sábado, 19 de Junho de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
11°
11°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Colunista e Opinião

Dica de Leitura: O papel das mulheres nas resistências

Dica de Leitura: O papel das mulheres nas resistências
14.05.2021 16h57  /  Postado por: A Folha
Por Laura Simon Marques

Quando pensamos nos papéis que as mulheres tiveram nas guerras mundiais, geralmente pensamos nas enfermeiras. Mas e as mulheres que não tinham estômago para cuidar dos soldados feridos? Bom, entre várias outras ocupações para ajudar os esforços militares, algumas delas viraram espiãs.

A Rede de Alice de Kate Quinn é um romance histórico que, um pouco diferente de outros livros do gênero, se foca em dois períodos: tanto na primeira quanto na segunda guerra mundial. Desde modo, possuímos dois pontos de vista durante o romance, de duas personagens principais, Eve, uma espiã da primeira guerra que se infiltra no território ocupado francês para obter informações úteis para a resistência, e Charlie, uma jovem americana, grávida fora do casamento, que vai até a Europa à procura de sua prima francesa desaparecida logo depois do término da Segunda Guerra Mundial.

O livro, embora fale de temas pesados, é também leve por conta dos relacionamentos entre os seus personagens: dinâmicos e engraçados, ao mesmo tempo que tocantes. Assim, embora não ache adequado dizer que um livro é divertido quando ele é, de muitas maneiras, sobre os horrores da guerra, vou dizer então que A Rede de Alice é entretenimento de boa qualidade, afinal, não há nada mais tenso e interessante do que uma trama de espionagem.

Seu ponto forte, por conta da maravilhosa pesquisa que a autora deve ter feito, é a luz que joga sobre as mulheres combatentes das Grandes Guerras que fizeram incríveis trabalhos que, na sua maior parte, ficaram invisibilizados para o público. Sua narrativa é cativante, e os arcos das duas personagens principais se conectam muito bem no final, proporcionando ao leitor uma linda reflexão sobre a coragem e determinação das mulheres nas mais diferentes épocas.

Título: A Rede de Alice

Autora: Kate Quinn

SBN-13: 9788576867623

ISBN-10: 8576867621

Ano: 2019 / Páginas: 518

Idioma: português

Editora: Verus Editora

O livro pode ser adquirido nos seguintes links, assim como em bibliotecas perto de você:

Amazon (edição física): https://amzn.to/33HokxN

Amazon (ebook): https://amzn.to/3uNTdN9

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.