Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de maio de 2021

UPF entre as melhores universidades do mundo na Jessup Moot Court Competition

Por ASCOM UPF

Meses de dedicação, horas de estudo e poucos momentos de descanso. Para participarem da maior competição de Direito do mundo, acadêmicos da Faculdade de Direito da UPF levaram a sério essas três premissas. Como resultados, foram reconhecidos entre as melhores equipes Philip C. Jessup Moot Court Competition, que teve início em março e foi finalizada em abril. O evento contou com 534 times de todo o mundo e a UPF ficou com o 5º lugar entre os melhores times do Brasil, a 73ª colocação no Ranking dos Memoriais (parte escrita) e o 2º lugar entre os melhores no memorial dos times brasileiros. Na manhã desta segunda-feira, dia 17, eles participaram de um encontro virtual com a Reitoria para receber o reconhecimento.

Em função da pandemia, neste ano o evento foi realizado no formato on-line. Considerada a maior competição internacional de Direito, a Jessup é uma competição de tribunal simulado que, todo ano, reúne cerca de 700 faculdades de direito em 100 países e jurisdições. A programação movimentou estudantes em cinco semanas de partidas on-line competitivas, painéis de discussão, entrevistas profissionais e eventos sociais virtuais ao vivo.

Coordenadora da equipe, a professora Dra. Patrícia Grazziotin Noschang ressaltou a importância do apoio da Faculdade e da gestão da Universidade para que a equipe pudesse fazer parte da competição. Além disso, ela destacou que o empenho, a dedicação e a responsabilidade dos estudantes foram primordiais para os resultados alcançados. “Foi um trabalho feito de forma coletiva e muito profissional, por isso, só tenho a agradecer pelo time, pelo empenho e dedicação que trouxe esses resultados que não representam apenas a Faculdade de Direito, mas a Universidade. Estar aqui, mesmo que virtualmente, recebendo os parabéns da Reitoria e da Fundação é, com certeza, um momento único de valorização de todo esse trabalho”, ressaltou.

Ela também agradeceu o trabalho do egresso do curso de Direito, Anderson Weber, que atuou como técnico junto a ela na condução da equipe.

Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a equipe merece o reconhecimento pelo esforço, pela dedicação e pela seriedade com que representaram a Universidade em uma competição internacional. “Merecem o reconhecimento por terem levado ao mundo o que temos e o que fazemos aqui na UPF. Não teríamos essa oportunidade se não fossem os estudantes dedicados e uma faculdade preocupada em oferecer espaços diferenciados de formação, que exigem o desejo de fazer algo novo e desafiador. Nosso agradecimento por terem se colocado à disposição para representar a Instituição internacionalmente e por terem feito isso com tanto carinho, dedicação, responsabilidade e competência”, pontuou.

Ex-diretor da Unidade, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, destacou a felicidade em poder partilhar o momento. “Sabemos o quanto essa competição exige e agradecemos a todos pela dedicação e, com certeza, veremos os frutos desse trabalho na formação de grandes profissionais que hoje nos representaram tão bem”, frisou.

Presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e docente da Faculdade de Direito, o professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, agradeceu o esforço e a dedicação de todos, tanto acadêmicos quanto ao corpo docente. Em sua fala, frisou a importância de a UPF oferecer um curso que oportuniza espaços de experiências que fortalecem a formação teórica recebida em sala de aula. “Sabemos o quanto eventos como este são desafiadores, e sou um grande incentivador dessas atividades na Unidade. Quando colocamos esses desafios para que eles sejam protagonistas, eles crescem e nós ganhamos vendo eles evoluírem, tornando-se profissionais que não apenas são qualificados, mas que sabem trabalhar de forma coletiva, enfrentando realidades que serão vivenciadas no mundo e no mercado”, observou o professor.

Também participaram do encontro o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda e o vice-reitor Administrativo, Dr. Antônio Thomé, além da coordenadora da Assessoria Internacional, professora Dra. Luciane Sturm.

Conhecimento transformado em ação

Para o diretor da Faculdade de Direito, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, reunir os acadêmicos, professores e a gestão da UPF foi um momento de agradecimento e reconhecimento. “Tivemos o apoio da Reitoria e, com o empenho dos nossos acadêmicos, tivemos essa grande inserção internacional. Um agradecimento à equipe, à professora Patrícia, ao Anderson, nosso egresso que auxiliou esse processo, por passarem por esse desafio e levaram o nome da Faculdade e da Universidade”, frisou, destacando em sua fala o diferencial da Faculdade de Direito da UPF ao inserir os universitários em grandes eventos, encontros e processos.

A coordenadora do curso, professora Me. Regina Helena Marchiori Canalli pontuou a dedicação e o caminho percorrido por toda a equipe. “Acompanhamos a evolução deles e quando o trabalho é conjunto, vemos resultado. Isso trará benefícios para o futuro deles enquanto profissionais e para nós, enquanto professores, fica a alegria de acompanhar todos esses processos na certeza de que estamos no caminho certo”, destacou.

Uma das participantes, Marina Sbardeloto Duarte, reforçou que, embora tenham sido meses de muita dedicação, os resultados e a oportunidade de formação compensam todo o trabalho. “Foi uma experiência incrível que não apenas nos ajudou na formação, mas enquanto pessoas. A competição tem o diferencial de colocar o próprio estudante em frente ao júri. Temos o apoio e o suporte dos professores, mas é a nossa dedicação que fará a diferença e que trará resultados. É uma grande oportunidade de aprendizado. Na etapa nacional também enfrentamos grandes competidores, mas a competição internacional, sem dúvidas, foi um grande momento”, declarou a acadêmica que já participou de outras edições e é egressa do Integrado UPF.

Conheça a equipe

Professora Patrícia Grazziotin Noschang

Acadêmicas: Marina Sbardeloto Duart, Eduarda dos Santos Knob (9ª melhor oradora, 42 oradores dos times brasileiros) e Cecilia Rosa Weiler

Apoio e pesquisas: Bruna Lyter, Alana Biasi, Alessandra Junges, Diego Fragoso e Luiza, com a participação do egresso Anderson Webber

Ranking Brasil:

71º USP

179º UFRGS

206º Centro Universitário Curitiba

224º UFB

231º Universidade de Passo Fundo

296º Centro Universitário de Brasília

341º UFMG

360º PUC Rio de Janeiro

373º Universidade Federal de Uberlândia

430º PUC Minas Gerais

462º PUC São Paulo

485º PUC Paraná

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir