Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Fotos: Divulgação/UPF.

20 de maio de 2021

Medicina UPF: calouros participam de mais uma edição do Trote do Bem

Por Universidade de Passo Fundo

Em tempos de pandemia, uma das tradicionais ações do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Trote do Bem, se reorganizou, mas não deixou de realizar a ação solidária, envolvendo os calouros do curso. E em 2021, foram três ações: doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes oncológicos, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. As atividades foram realizadas neste mês de maio.

O Trote do Bem é uma iniciativa da Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF) da Faculdade de Medicina, que surgiu em 2018, com o objetivo de introduzir os bixos/calouros na Faculdade, mostrando, desde o início, aos estudantes a importância da empatia e do cuidado com os pacientes. Antes da pandemia, a ação era realizada na Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo, na qual as crianças em tratamento quimioterápico raspavam os cabelos dos meninos e cortavam o cabelo das meninas para a confecção de perucas.

Com a pandemia de Coronavírus, o projeto se reorganizou a fim de não expor às crianças imunodeprimidas ao contato com tantos alunos. Dessa forma, fizeram uma parceria com um salão de beleza de Passo Fundo, o Andy Camargo. Nesta terça-feira, 18 de maio, as estudantes de Medicina cortaram as mechas de cabelo no salão e, posteriormente, farão a doação para a Oncologia Pediátrica do hospital para a confecção de perucas.  “Acredito que para mim, como acadêmica, a experiência, além de única, foi inesquecível. A sensação de saber que essa minha pequena ação pode deixar alguém um pouquinho mais feliz não tem preço”, declara a acadêmica Gabriela Tagliapietra Hartmann, 19 anos, do nível I do curso de Medicina, enfatizando que ajudar o próximo é um dos seus maiores desejos ao entrar no curso. “Por estar somente no primeiro semestre, ainda tenho muito a aprender antes de começar efetivamente essa ajuda, porém, com essa ação que fiz hoje, sinto que já estou um passo mais perto. Sou muito grata a todos que ajudaram a fazer esse momento acontecer, espero que muitas outras lindas edições do Trote do Bem como a minha aconteçam, deixando quentinho o coração de quem dá e de quem recebe”, enfatiza a estudante.

Incentivo à doação de sangue e de medula óssea

Outra ação realizada foi em conjunto com o Trote Solidário do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) envolvendo a doação de sangue e cadastro de doação de medula. Os acadêmicos de Medicina da UPF fizeram a doação e o cadastro no Hemopasso, no dia 11 de maio. “O cadastro de medula óssea é muito simples e muito fácil de fazer. Na doação de sangue, é retirado 10ml de sangue para o cadastro (o mesmo sangue da própria doação) e, assim, o doador entra em um banco mundial de doadores de medula. Se um dia alguém precisar, eles chamam. Com esse simples gesto é possível salvar muitas vidas. Mais de 70 tipos de doenças hematológicas precisam da doação de medula óssea para a cura”, destaca a acadêmica de Medicina, Laura Paggiarin Skonieski, coordenadora de ações sociais da AAAGPF.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir