Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de maio de 2021

Coprel e Indústrias: um elo de cooperação e energia

Por Coprel

Quando você escuta ou lê o nome Coprel, o que você pensa? É bem provável que lembre que é a cooperativa que leva energia para o interior dos municípios, que apoia o desenvolvimento do campo, que trabalha com o produtor rural. E se pensou isso, está correto! Afinal, nascemos para levar energia aos homens e mulheres do campo, no interior das comunidades, onde as grandes concessionárias não tinham interesse em chegar. Para isso, contamos com o trabalho cooperativo, afinal, os custos para levar energia para o interior são muito maiores comparados à distribuição de energia nas áreas urbanas. Atualmente, 70% dos cooperantes da Coprel são famílias produtoras rurais.

Mas, ao longo dos anos, uma mudança foi se configurando na região. O desenvolvimento dos municípios, em grande parte alavancados pela agricultura, que, por sua vez, cresceu impulsionada pela eletrificação rural, trouxe muitas indústrias para a área de abrangência da Coprel. O avanço da industrialização nos municípios fez com que novas áreas industriais fossem implantadas, muitas, na área de atuação da Coprel. Hoje, 22% da energia distribuída pela cooperativa é utilizada pelas indústrias, e no caso do faturamento, 24% é atribuído ao setor industrial.

A Coprel, que nos primeiros anos de atuação atendia somente o interior dos municípios, hoje fornece energia para cerca de 12 mil famílias urbanas e possui quase 3 mil ligações comerciais e industriais. O que é muito importante, pois quanto mais cresce o mercado de energia da Coprel, mais a cooperativa investe em redes elétricas para fornecer energia de qualidade e confiabilidade para seus cooperantes. O resultado deste trabalho é percebido quando indústrias consideram o fato de ter a Coprel como fornecedora de energia como um fator importante para definir um investimento ou expansão.

Neste dia 25 de maio, em que celebramos o Dia da Indústria, queremos enaltecer este setor que gera empregos, proporciona desenvolvimento social e econômico, e que transforma a realidade dos municípios e da região. Parabéns a todos os trabalhadores que movimentam a dinâmica industrial, a todos os empresários e empreendedores que enfrentam as dificuldades e instabilidades da economia com muito planejamento, trabalho e coragem, para manter a força não só das indústrias, mas de todas as comunidades que são beneficiadas pela energia do setor agroindustrial. A todas as indústrias, saibam que podem seguir contando com nossa energia e cooperação.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir