Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

28 de maio de 2021

COVID-19: Positivados, internações e vacinação em alta em NMT

Por Roger Amaral e Laura Simon Marques

A situação em relação aos casos positivados de Covid-19 e internações em decorrência da doença voltaram a subir em Não-Me-Toque. Em consequência disso a preocupação aumentou tonando a situação tensa no município.

Em atualização dos números no último boletim epidemiológico, a secretaria de Saúde divulgou que existem 172 pessoas sendo monitoradas, 73 casos ativos e mais de 10 pacientes internados na Ala Covid-19 do Hospital Beneficência Alto Jacuí. Inclusive dois dos pacientes internados em estado de saúde crítico, necessitam de internação com urgência em um leito de UTI. Eles aguardam por um leito em qualquer do Estado. Até o momento, um paciente de 38 anos foi transferido.

Depois de 23 dias sem registro de óbito, no início desta semana (24/5), foi registrado o 44° óbito em função do novo coronavírus, uma mulher de 69 anos, que estava internada no hospital local há um dia e possuía histórico de AVC, comorbidades como hipertensão e não havia sido imunizada contra a doença.

VACINAÇÃO

Outro fator que está em constante evolução é a imunização da população contra a Covid-19. Até o momento, conforme o Vacinômetro da prefeitura, 28,1% (5.093 pessoas), da população calculada em 17.484 habitantes, já receberam pelo menos a primeira dose e 12,8% (2.335 pessoas), já receberam as duas doses de um dos imunizantes.

Neste momento estão sendo vacinados os grupos prioritários, profissionais da educação, gestantes com comorbidades (com atestado médico). E para a otimização das cerca de 170 doses de vacinas da Pfizer e mais doses da AstraZeneca, nesta semana a Secretaria da Saúde já iniciou a imunização dos profissionais de transportes coletivos e caminhoneiros. Totalizando até o presente momento, 120 profissionais dos transportes e motoristas vacinados no município.

Liliane Erpen, secretária municipal da Saúde, explica que a utilização das doses da Pfizer deve ser imediata, porque têm prazo de validade mais curto.

— A vacina da Pfizer deve ser utilizada em 5 dias, e nós devemos considerar um dia para o transporte. Então, temos que remanejar as doses para não perdermos nenhuma, utilizamos primeiro o que vence antes e direcionamos para os grupos prioritários, sem prejudicar os grupos anteriores — disse a secretária.

Ela também revelou que já está realizando o levantamento dos trabalhadores industriais e de limpeza urbana, público que deve ser o próximo alvo da vacinação.

SITUAÇÃO NA REGIÃO TAMBÉM É PREOCUPANTE 

A pandemia parece ter voltado com força na região, depois de algumas semanas com poucos infectados e maior liberalização, o preço do descuido está sendo cobrado.

Em Não-Me-Toque a situação ainda se encontra controlada, se comparada com outros municípios vizinhos. As hospitalizações, entretanto, estão subindo cada dia mais.

Para além disso, os números de novos contaminados por dia variam bastante, ficando entre 4 e dez.  O último boletim epidemiológico mostra 5 novos casos, 73 pessoas contaminadas, 18 pacientes recuperados e 2.299 casos desde o início da pandemia.

Entretanto, é necessário muito cuidado, pois municípios vizinhos se encontram em situações muito piores, que talvez possam se espalhar pela região.

No último Boletim epidemiológico de Carazinho, do dia 26, eram 77 novos casos, 666 ativos, 48 pacientes internados, sendo 16 na UTI e 32 nos leitos clínicos. Em isolamento familiar eram 1,045 pessoas, 145 possuem testes em análises e são 8.808 casos confirmados desde o início da pandemia, 7.975 recuperados e 167 óbitos até o momento.

Em Ibirubá, são 30 novos casos, 275 estão ativos, 26 pessoas estão hospitalizadas, 11 em UTI e 15 em leitos. São 64 óbitos até o dia 26 de maio.

Em Victor Graeff, são 44 pessoas em isolamento, 14 ativos, já foram positivadas 376 pessoas e a cidade somo 6 óbitos.

Os cuidados precisam ser redobrados e, levando em conta a situação, as viagens intermunicipais, se possível, evitadas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir