Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

31 de maio de 2021

UPF oferece mais de 150 cursos de especialização e MBA on-line

Os cursos de Especialização e MBA on-line da Universidade de Passo Fundo (UPF) são 100% on-line e com formação em 6 meses (intensivo) e 10 meses (regular). Em um ano, a UPF aumentou o seu portfólio de cursos on-line para mais de 150 opções de especializações. A Universidade é uma das instituições de ensino superior que mais investiu em cursos de pós-graduação on-line no último ano na região e no Estado.

As especializações cresceram 9,5% no Brasil de 2019 para 2020, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Nesse mesmo cenário, a UPF, maior instituição de ensino superior do Norte do Rio Grande do Sul, criou uma nova identidade visual, o Sense UPF, e se posiciona de modo estratégico no âmbito da educação superior. “A UPF está de ‘cara nova’ em todos os seus cursos, com ampliação de opções de turnos, maior interdisciplinaridade e disciplinas EAD, e também inovou na área da pós-graduação”, destaca o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva.

A demanda por profissionais altamente qualificados aumenta a cada dia. Esse é um dos motivos que a Instituição tem investido cada vez mais na pós-graduação e, em especial na EAD. “Nesse sentido, a UPF, que tem mais de 50 anos de história, tem um papel fundamental oferecendo formação qualificada para os profissionais que farão a diferença nas suas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento das suas cidades e do seu país”, enfatiza o vice-reitor.

E tudo isso levou a UPF a ampliar o seu portfólio para mais de 150 cursos de especialização e MBA on-line. “Certamente, somos uma das instituições que mais investiu em especializações EAD no último ano. Tivemos a experiência de apenas três turmas de pós-graduação à distância antes de 2020. Agora, temos mais de uma centena de cursos no nosso portfólio em diversas áreas do conhecimento. Vamos continuar investindo para ampliar a quantidade e a qualidade desse tipo de formação”, revela o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da UPF, professor Me. Marcos Brusso.

Portfólio diversificado, plataforma virtual intuitiva e tutores à disposição
Só nos últimos meses, o portfólio de cursos de especialização e MBA da UPF ganhou 50 novos cursos, passando a oferecer 155 opções em diversas áreas. A plataforma virtual abrange material de leitura, atividades, videoaulas e muito mais. Além disso, tem tutores que apoiam o aluno em todo o processo de aprendizagem, bem como acesso à Biblioteca Virtual, que oferece vasto e diversificado acervo de livros e periódicos em formato digital para sua consulta e estudos com apenas alguns cliques.

Mercado exige profissionais cada vez mais qualificados
Brusso ressalta ainda a 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho, que mostrou que profissionais que possuem pós-graduação ou MBA recebem 47% a mais do que aqueles que não têm essa formação. Outros estudos também mostram que um especialista tem menos chance de ficar desempregado em momentos de crise do que profissionais generalistas. “Nossa sociedade e o mercado de trabalho estão passando por transformações profundas e rápidas nas últimas décadas. Profissões tradicionais estão sendo substituídas por automação e novas oportunidades estão surgindo com as novas tecnologias de comunicação e informação. Assim, cada vez mais o mercado exige profissionais altamente qualificados e que consigam se diferenciar dos demais”, destaca o coordenador da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da UPF.

Educação à Distância: do pergaminho à internet
A Educação à Distância (EAD) não é algo novo. Já existe há séculos, desde quando os filósofos gregos doutrinavam seguidores ao redor do mundo antigo e utilizavam pergaminhos, evoluindo para cursos enviados pelos correios, passando pelas aulas por meio de CD-ROM e depois com a Internet, que revolucionou o mundo e a forma de ensinar e aprender à distância, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem ou softwares que abrigam os cursos. A EAD tem inúmeras vantagens por ser adaptável ao ritmo e preferências de cada estudante, com flexibilidade de acesso, ensino e aprendizagem.

O relato de quem escolheu a pós on-line
A advogada Amanda Caroline Klippstein Monteiro, 25 anos, egressa da UPF Campus Carazinho, formou-se em Direito no ano de 2019. Em 2021 decidiu realizar a sua primeira especialização. Residente em Palmeira das Missões, escolheu a especialização on-line em Direito Previdenciário: Teoria e Prática, área de atuação profissional dela. “A vantagem de fazer pós on-line é que você consegue estudar em qualquer lugar, qualquer horário. Outra vantagem é não ter horário pra começar a estudar e sem hora pra parar, se adequando ao teu próprio horário, estilo ambiente e forma de estudar”, declara a estudante.

Conforme a aluna, mesmo à distância, ela recebe todo o apoio da equipe de professores e funcionários para esclarecimento de dúvidas e questionamentos sobre o conteúdo. Além disso, relata a facilidade da plataforma do curso. “É de fácil utilização. Você é direcionado dentro da plataforma e lá encontra o que precisar, os conteúdos são de ótima importância, sempre atualizados e de fácil entendimento”, afirma a estudante, destacando ainda as opções de duração do curso. “Optei pela pós de 6 meses. Não é pouco tempo, é tempo suficiente pra você se organizar e se adaptar ao cronograma da pós. Antes de começar eu achava que não daria conta, mas deu tudo certo e tudo é questão de prioridades”, enfatiza Amanda, que utiliza as redes sociais (@advogadaamanda) para abordar os temas referentes à especialização, como forma de conteúdo informativo.

- Conheça as mais de 150 opções de cursos de Especialização e MBA on-line da UPF em https://www.posonline.upf.br/cursos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir