Sábado, 19 de Junho de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
11°
11°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Colunista e Opinião

Dica de Leitura: A História que precisamos ouvir daqueles que a viveram

Dica de Leitura: A História que precisamos ouvir daqueles que a viveram
04.06.2021 16h20  /  Postado por: A Folha
Por Laura Simon Marques

Todos nós sabemos do Holocausto. Aprendemos sobre Hitler, seus discursos, a possível causa da sua ascensão. Conhecemos sobre os campos de concentração. Sobre a ideologia racista que incentiva a tortura e assassinato de todos aqueles que não cabiam dentro da minúscula definição de um “verdadeiro alemão”.

Mas as atrocidades são tantas, as vidas perdidas chegando aos milhares, que as vezes abstraímos demais o que deve ter sido viver o Holocausto, até mesmo para a nossa sanidade mental. Mas é importante que saibamos, de verdade, o que ocorria dentro da Alemanha Nazista, afinal, foi por conta do que aconteceu lá que a comunidade internacional criou os Direitos Humanos, para que tal coisa nunca pudesse se repetir.

E só podemos aprender sobre as inimagináveis crueldades do Holocausto com aqueles que as viveram. Os Fornos de Hitler é o testemunho de Olga Lengyel, sobrevivente de Auschwitz e Birkenau, um dos primeiros livros lançados depois da Guerra a revelar, em detalhes, o que as pessoas experienciavam nos campos.

Podemos entender logicamente que ir para os campos de concentração devia ser terrível, mas não realmente compreendemos até ler os detalhes, contados com clareza e simplicidade, com descrições dos cheiros, das imagens, que eles viviam todos os dias. E mesmo então, sentimos apenas 1% do que deveria ser experienciar tudo isso.

Mas é o bastante. O livro é curto, mas sua leitura é difícil. Ler sobre o que aconteceu, entretanto, é o mínimo que podemos fazer por aqueles que sobreviveram. Ler. Aprender. Lembrar. Lutar para que nunca se repita.

 

Título: Os Fornos De Hitler – A História De Uma Sobrevivente De Auschwitz

Autora: Olga Lengyel

ISBN-13: 9788542214284

ISBN-10: 8542214285

Ano: 2018 / Páginas: 240

Idioma: português

Editora: Crítica

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.