Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação/UPF.

7 de junho de 2021

UPF 53 anos: Pronta para proporcionar uma experiência ainda mais transformadora

Por Universidade de Passo Fundo

A maior instituição de ensino superior do Norte gaúcho está de aniversário. Completa 53 anos de história no dia 6 de junho. E neste ano, a Universidade que transforma e se transforma a cada ano está de “cara nova”, com um jeito novo. Tem uma nova identidade de ensino denominada Sense UPF, oferecendo ao estudante uma experiência universitária com uma formação ainda mais completa, com troca de conhecimento entre as diversas áreas, com maior interação prática com a comunidade, tudo isso dentro de uma infraestrutura e inovação que só a UPF tem.

Mas essa transformação não é isolada, de um momento, é decorrente da sua trajetória de pioneirismo, desenvolvimento e inovação.

“A UPF é uma instituição comunitária, que nasceu pelo desejo das pessoas que aqui residiam e que enxergavam no ensino superior uma nova possibilidade de transformação de suas vidas e do entorno”, lembra a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

UPF já formou cerca de 100 mil profissionais

Ao longo de seus 53 anos, a UPF foi se desenvolvendo e ampliando a oferta de ensino na graduação e na pós-graduação; aprofundando sua relação com a cidade e com os sujeitos pela extensão; avançando na pesquisa e na inovação, nas mais diversas áreas. Em sua região de abrangência, a contribuição da UPF é especialmente visível pela formação acadêmica de nível superior. Desde sua criação, são mais de 84 mil profissionais formados na graduação; quase 10 mil pós-graduados em nível de especialização e cerca de 2,5 mil diplomados com mestrado e/ou doutorado. “Estas pessoas que viveram a Universidade, não se qualificaram individualmente, apenas, mas alavancaram o desenvolvimento coletivo, econômico, social, cultural, de suas famílias e de seus municípios. Temos egressos atuando nos diferentes estados deste país e também no exterior”, destaca a reitora.

Uma universidade comunitária e comprometida com o desenvolvimento regional

A UPF tem uma importância significativa no desenvolvimento de Passo Fundo e região. “Acreditamos que o desenvolvimento está atrelado à capacidade de colaborar, à troca de conhecimento, ao compartilhamento de objetivos comuns entre as pessoas. Por isso, em sua trajetória, a UPF sempre estabeleceu interfaces com a sociedade, que contribuíram, efetivamente, a cada época e de diferentes formas, para a educação integral, para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento sustentável”, enfatiza Bernadete.

A reitora também citou a mobilização dos acadêmicos, funcionários e professores da Universidade neste período de pandemia de Covid-19 em diversas ações de solidariedade, de combate à pandemia e de atendimento às necessidades da população, mostrando o compromisso da Instituição com a comunidade. “Todas as ações são consequências de um projeto de Universidade, que ao mesmo tempo em que a Instituição mantém os pilares enraizados nos valores que historicamente nos sustentam, quer se reinventar e se renovar, frente aos desafios do cotidiano, em um tempo de ressignificação para o ensino superior e em uma sociedade que também se modifica dinamicamente”, salienta.

Acadêmicos se envolveram em diversas ações de solidariedade
durante a pandemia, inclusive na aplicação de vacinas.

Um novo jeito de ensinar e aprender

E muitas mudanças estão em andamento na UPF. Todas estão baseadas na leitura do contexto, na percepção dos estudantes e das diferentes formas de ensinar e aprender; na compreensão do novo perfil profissional necessário à sociedade complexa e plural que este tempo requer. “O movimento de reposicionamento institucional no qual estamos envolvidos nos leva na direção de uma estrutura mais otimizada e integrada, com fluxos e processos renovados; de experiências diferenciadas a partir de cursos híbridos; da ampliação de possibilidades de formação continuada e do estabelecimento de novas parcerias com a sociedade”, revela a reitora.

Ao longo de 2020, a UPF viveu um amplo processo que resultou na renovação dos currículos da graduação e da pós-graduação Stricto Sensu. A iniciativa, identificada como Sense UPF, atualizou, otimizou e proporcionou currículos mais alinhados à realidade. “Os novos currículos da UPF, já ofertados em 2021, fomentam ainda mais a vivência universitária e proporcionam experiências transformadoras, que favorecem a formação humana e profissional, por currículos articulados pela multiprofissionalidade, por estratégias metodológicas diversificadas e flexíveis, de práticas e vivências de pesquisa e extensão que tocam e sensibilizam nossos estudantes”, observa Bernadete.

Novos currículos da UPF fomentam ainda mais a vivência
universitária e proporcionam experiências transformadoras.

E toda essa evolução da Instituição é resultado de trabalho e dedicação de muitas mãos.

“Nestes 53 anos de existência, reconhecemos e agradecemos o envolvimento dos diferentes gestores, do corpo docente, dos acadêmicos, dos funcionários, dos egressos, que, ao longo do tempo, estabeleceram e continuam construindo parcerias produtivas, inovadoras e criativas com a Instituição e com a comunidade para a construção de conhecimento”, afirma a reitora.

Um futuro ainda mais inovador

E o futuro promete ainda mais ações transformadoras e inovadoras, difundindo conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e formando profissionais competentes e preparados para atuarem como agentes de transformação nas suas comunidades. “Entendemos que o desenvolvimento não se dará em separado dos processos de qualificação das pessoas, dos grupos e da própria Instituição. Desta profícua interconexão, renovamos o sentido para a longa existência da UPF, prospectando sua atuação futura ao aprimoramento constante e coletivo do grande projeto de Universidade que construímos com e para esta comunidade”, conclui Bernadete.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir