Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Divulgação.

8 de junho de 2021

Cotrijal divulga resultados da safra de verão 2020/21

Por Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Produzir mais é a meta de todo agricultor. Afinal, essa é a principal forma de reduzir custos e ampliar a rentabilidade. O desafio é identificar onde e como melhorar.

Segundo o Departamento Técnico da Cotrijal, a safra foi de contrastes. Na soja, a falta de chuva prejudicou muitas lavouras, especialmente as semeadas mais tarde e também nas áreas mais ao norte da região de atuação da cooperativa. Mas aqueles que têm um histórico de eficiência em fatores decisivos, nas áreas onde houve mais regularidade de chuva, conseguiram ótimo resultado.

“Foi uma safra de muitos desafios, especialmente em relação ao clima e aos manejos necessários na lavoura. O produtor fez sua parte, acreditou no trabalho da cooperativa e já trabalha para colher resultados melhores no próximo ciclo”, destaca Alexandre Doneda, gerente de Produção Vegetal da Cotrijal.

Números da Cotrijal: na soja, 10 sacas a mais que o Estado
65,4 sacas/hectare de soja é a média de produtividade na safra 2020/21.

Leitura complementar

Em reportagem especial para o Jornal Cotrijal, edição de maio, produtores falam dos resultados da safra 2020/2021, com a apresentação dos principais desafios e conquistas.

Manejo fitossanitário e de plantas de coberturas, correção do solo, rotação de culturas, adubação equilibrada e sementes certificadas são os pontos principais de atenção para uma safra de sucesso. Se bem conduzidos, representam grande diferença na produtividade.

“Aqui na nossa vizinhança, todo mundo pega junto e com o mesmo objetivo, produzir bem e com rentabilidade”, explica José Piccinini (Juca). O produtor (foto) trabalha em 120 hectares em Linha Carolina, interior de Colorado, e fechou a produtividade em 84,6 sacas de soja por hectare nesta temporada.

A estratégia da propriedade está focada na correção da fertilidade e na proteção do solo, com utilização de plantas de cobertura para produzir palha e possibilitar o manejo antecipado de ervas daninhas. No pós-safra, foram adicionados 3.200 kg de calcário por hectare.

Esta será a quarta safra que Piccinini adota a semeadura de plantas de cobertura de forma consorciada no pós-verão, utilizando, como novidade, milheto em parte da área.

Leia a reportagem completa – AVALIAÇÃO DE SAFRA – Como está a lavoura do vizinho? 

Ouça a entrevista com Alexandre Doneda, gerente de Produção Vegetal da Cotrijal:

https://open.spotify.com/episode/2JXQYbV432hxoPJKjWRtLz?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir