Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Números apontam para necessidade de cuidados durante a gravidez e após o parto — Foto: Divulgação/Johannes Jander.

15 de junho de 2021

Covid matou 44 gestantes ou puérperas entre janeiro e maio no Rio Grande do Sul

De janeiro a maio de 2021, a Covid causou a morte de 44 gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) no Rio Grande do Sul. Ao longo do ano passado, o total havia sido de seis óbitos. Os dados são do Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna Infantil do RS, divulgado pela Secretaria de Saúde.

A alta nos números está ligada ao agravamento da pandemia e à variante P.1, originada em Manaus, que é predominante no estado, como observa o médico Paulo Sérgio da Silva Mário, integrante da Política da Saúde da Mulher, da secretaria.

"Embora o dado do ano anterior a gente tivesse somente seis [óbitos] por Covid, tinha alguns por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na época de verão, que normalmente não temos outros vírus respiratórios causando morte de mulheres. Talvez haja mortes Covid que não tenham sido notificadas", explica.

Os dados apontam para a importância de reforçar a conscientização para os cuidados com a doença entre as mulheres. "Especialmente nesse período. Evitar confraternizações, evitar aglomerações, não fazer chá de panela, de fralda, seja o que for, pra tentar diminuir a exposição das grávidas", diz o médico

Comparação entre 2020 a 2021

Segundo os dados do governo, foram registradas 419 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre grávidas e puérperas no RS em 2020. Do total, 199 tiveram a confirmação da Covid, 40 foram internadas em UTIs e seis faleceram pela doença.

O perfil de maior mortalidade em 2020 é de mulheres com 30 anos ou mais, negras e com menos de sete anos de escolaridade. Os dados são parciais, porque o boletim pode receber atualizações até mais de um ano após o registro, devido a investigações.

Considerando as demais causas, no ano passado morreram 44 mulheres grávidas, uma razão de 33,7 óbitos por mil nascidos vivos.

Já em 2021, até o mês de abril foram 406 internações de grávidas, com 323 casos de Covid. Houve 106 internações em UTI, com 33 óbitos. Duas mortes ocorreram sem internação intensiva. Em maio, ocorreram outros nove falecimentos.

Com informações do G1 RS.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir