Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

18 de junho de 2021

Destinos do Brasil: Capitólio/MG a cidade "Bonito" de Minas Gerais

Por Claudir Roos

Caríssimos leitores/as: Quero pedir desculpas a todos pois, preciso fazer um intervalo dos meus textos dos destinos etílicos pelo mundo para retratar um fato novo e extremamente importante para o momento, ou dias atuais. A pandemia vivenciada por todos nós está dando lugar ao cotidiano das vidas normais de outrora.

Na última semana de maio, estive coordenando e acompanhando conjuntamente com a minha empresa parceira (Alvan Turismo) um grupo de mais de 60 pessoas, em 2 ônibus, com destino à cidade de Capitólio (MG). Adotamos todas as medidas de segurança necessárias para que pudéssemos realizar esta viagem com todos os integrantes seguros e tranquilos, com relação aos cuidados com sua saúde. Isso para as 24 horas de percurso da nossa região até o destino, estada, passeios e retorno. Assim, podemos relatar que já é possível começarmos a sair de casa e encararmos longas viagens pelo nosso Brasil.

Distante de nós a 1.460km, esta cidade descobriu o turismo há menos de cinco anos e, olha, tá fazendo muito bonito!

Capitólio está entre os melhores destinos para quem busca dias de descanso em meio à natureza. Com algumas das mais belas cachoeiras de Minas Gerais e cercada pelo Lago da Represa de Furnas — conhecido também como o “mar de Minas Gerais” —, Capitólio e as cidades próximas oferecem cenários deslumbrantes para relaxar.

A região tem excelentes opções de hotéis e pousadas, boa comida, noites animadas e tudo mais que você precisa para ser feliz.  Vou mostrar a vocês um pouco mais desta linda região que tem atrativos naturais muito semelhantes a cidade de Bonito (MS) e está praticamente a mesma distância da região do Alto Jacuí, no norte do RS.

Cidade de Capitólio/MG a noite

Passeio de lancha em Capitólio

Começamos a percorrer esse pedacinho encantador de Minas Gerais, experimentando um passeio de lancha pelo Lago de Furnas e apreciamos bem de perto os Cânions, um dos principais pontos turísticos de Capitólio. Com 1.440 km² de área, esse imenso lago ganhou fama de “mar de Minas”, e se transformou em uma das maiores atrações da região de Capitólio. É a atração mais procurada de Capitólio e a principal rota de passeios entre os turistas que visitam a região. Em dias de feriado prolongado, a disputa por uma vaga é grande e a fila de espera para o passeio pode durar horas.

Durante o passeio de lancha por Capitólio, aproveitamos para nos refrescar e nadar sob a queda d’água de diversas cachoeiras, além de curtirmos os bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas. Além de curtirmos as diversas cachoeiras do lago e lindas paisagens que o margeiam, a parada para degustar a cerveja artesanal oferecida em seus bares flutuantes é imperdível.

 

Os passeios, no geral, têm de três a sete horas de duração, em diferentes tipos de embarcação, entre elas lanchas e chalanas. As principais paradas oferecidas no tour são: Lagoa Azul; Vale dos Tucanos, linda formação rochosa em meio ao cânion; Cachoeira Cascatinha; Cânions de Capitólio, com duas quedas d’água; e Cachoeirinha da Ilha, onde há um animado bar flutuante. Algumas paradas são para banho e outras apenas para contemplação. Vale dizer que, até pouco tempo atrás, era permitido o banho nas cachoeiras dos cânions, porém, com o grande número de embarcações no local, o banho está restrito.

SÃO ROQUE DE MINAS/MG

Saímos do hotel com o ônibus até São Roque de Minas (127km) rumo a histórica Serra da Canastra  e lá com veículos próprios todos 4 por 4 nos deslocamos  para a Serra da Canastra onde visitamos  a Casca Danta onde está a Nascente do rio São Francisco. À tarde fizemos a rota do queijo para conhecer o processo de fabricação do queijo da Canastra. Entre degustações e tempo para compras, paramos para almoço a um restaurante com comida típica, onde fazem a tradicional carne na lata, uma iguaria da culinária mineira. Também neste passeio fomos até o mirante onde encontra-se o Letreiro da Canastra.

Restaurante com gastronomia típica mineira

Parque Nacional da Serra da Canastra

Com excelente infraestrutura — mesmo em estradas de chão batido é possível de chegar com veículos 4X4 — a visita à Serra da Canastra é imperdível. O parque possui ótimas trilhas para caminhada e várias cascatas, onde está a Cachoeira Casca d’Anta (maior queda d’água do Rio São Francisco) e diversas piscinas naturais. Este passeio foi ótimo pois é fundamental para ter uma visão geral da beleza natural da região. Visitamos ainda à Cachoeira da Chinela, à Cachoeira do Cerradão, à Cachoeira da Lavrinha e às cachoeiras do Complexo Capão Forro.

Cachoeira Casca d’anta

O autêntico e premiado Queijo Canastra

Queijo Canastra é Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e podemos conhecer alguns dos produtores que deram fama, sabor e qualidade a essa maravilhosa iguaria mineira. Na visita a Serra da Canasta, aproveitamos para percorrer a Rota do Queijo e visitamos fazendas onde são produzidos alguns dos melhores e mais premiados Queijos Canastra. A região com maior concentração de produtores está nos arredores de São Roque de Minas, que fica a 90 km de Capitólio.

Passeio pelo Mirante dos Cânions de Capitólio

O visual do alto do Mirante dos Cânions é um dos grandes responsáveis pela fama da cidade de Capitólio e fotos inesquecíveis. Difícil não se encantar com o cenário que parece ter sido desenhado em meio às rochas. O mirante, localizado à beira da MG-050, tem fácil acesso e pode ser visitado tranquilamente. São diversos ângulos acessíveis, de onde se observa o Lago de Furnas em meio ao dramático cenário do Cânion de Capitólio, com direito a cachoeiras e lanchas que dão charme ao visual.

A área do mirante, tem várias trilhas e pontes, mas logo terá outras trilhas que serão abertas nos próximos anos, como o Mirante Escondido, que permite ver as duas grandes cachoeiras bem de frente. O custo da visita ao Mirante do Cânion de Capitólio é de R$ 40 por pessoa.

Vá a diversas cachoeiras de Capitólio

A região de Capitólio é repleta de lindas cachoeiras e vale conhecer cada uma delas durante a viagem. Já vamos avisando que, para curtir as principais quedas d’água, algumas entre as melhores cachoeiras de Minas Gerais, serão necessários ao menos dez dias de intensos passeios por lá. Se você estiver na cidade apenas para um feriado prolongado, vale já programar a sua próxima visita a Capitólio, em Minas Gerais!

As principais cachoeiras de Capitólio e arredores têm acesso pela rodovia MG-050, o que facilita bastante a viagem e torna possível visitar mais de uma atração em um mesmo dia sem precisar de grandes deslocamentos. É importante dizer que o acesso final às atrações muitas vezes é por estradas de terra, mas quase todas as cachoeiras na região de Capitólio são acessíveis por carros comuns.

Capitólio é capaz de agradar a todos os públicos, dos que curtem dias em meio à natureza até os amantes de grandes baladas e shows. As cachoeiras e atrações são, no geral, facilmente acessíveis e sem longas trilhas a serem percorridas, o que agrada muito a toda a família. O mesmo vale para os passeios de lancha e chalana em meio ao Lago de Furnas, que são um convite a todos os públicos.

Já os amantes de baladas e vida noturna terão a oportunidade de vivenciar uma Capitólio diferente, tanto nas festas que acontecem no Lago de Furnas quanto nos grandes shows e festas que lotam a cidade nos feriados prolongados.

Cerveja Artesanal local

Para quem não gosta de muito movimento e prefere destinos mais tranquilos, vale ir a Capitólio durante a semana e em baixa temporada, quando a região é bem pacata. E se a pedida é mesmo o mundo rural, nada como um pulinho na Serra da Canastra para ser feliz!

 

 

 

 

 

Dedico essa edição aos amigos, Paulo e Marilena Canello; José Alaor e Ana Sissi; Derly e Carmen Gadenz; Welci e Maria Albina; Arcebir e Loecy; Rosana Comin e Maris Regina.

As guias locais de turismo: Kátia e Regina e a todos da sua equipe.

Fonte:

Monique Renne - Melhores destinos.

Imagens e texto: Claudir Roos e turistas acompanhantes do grupo da viagem a Capitólio

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir