Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

25 de junho de 2021

Dica de Leitura: Uma viagem no tempo para o passado e futuro

Por Laura Simon Marques

Imagine ser um historiador e ter a oportunidade de viver em primeira mão o período histórico que você estuda. No futuro de 2050, quando se passa “O livro do juízo final” da escritora Connie Willis, isso é uma realidade.

Nesse futuro, a viagem no tempo é usada como ferramenta para estudar a história. Kivrin, nossa personagem principal, está se preparando para o primeiro estudo de campo feito na Idade Média. O Sr. Dunworthy, seu orientador, está preocupado já que esse não é o século mais acolhedor de todos, Kivrin pode ser queimada na fogueira por... quase qualquer coisa, além de poder ser morta por ladrões ou morrer de frio nos invernos sem aquecedores. Suas preocupações se intensificam quando acontece um erro no cálculo que levaria Kivrin ao passado e agora eles nem ao menos tem certeza onde e quando a pesquisadora está. O professor quer fazer de tudo para salvar sua aluna, mas as coisas complicam quando um surto de uma doença misteriosa quarentena a cidade universitária, onde eles estão. Agora, cada vez mais pessoas estão adoecendo, inclusive os técnicos que poderiam trazer Kivrin de volta.

Passando tanto no futuro, em meados de 2050, sobre a perspectiva do professor buscando salvar sua aluna, quanto no passado, na Idade Média, com Kivrin vivendo com todas as complicações da época, essa obra fala sobre duas epidemias: a própria peste negra e um vírus ainda não identificado pelos médicos.

Como ainda estamos nós mesmo em uma pandemia, serão três surtos epidemiológicos lendo um só livro. Mas não se assuntem, mesmo com todas essas desgraças o livro consegue ser engraçado, o humor britânico da autora se faz presente. As partes no passado são especialmente interessantes, e retratam com bastante realidade como alguém do nosso século se comportaria naqueles tempos. Se você não se importar em ler sobre outras pandemias enquanto vivendo uma, essa é uma boa recomendação para passar o final de semana.

 

Título: O livro do juízo final

Autora: Connie Willis

Editora: ‎ Suma

Idioma: ‎ Português

Capa comum: ‎ 576 páginas

ISBN-10: ‎ 8556510388

ISBN-13: ‎ 978-8556510389

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir