Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
20°
11°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Chuva
Ao Vivo:
Destaques

Equipamentos doados pelo Rotary à UPF auxiliam no diagnóstico da covid-19

Equipamentos doados pelo Rotary à UPF auxiliam no diagnóstico da covid-19
25.06.2021 10h06  /  Postado por: A Folha
Por ASCOM UPF

O Laboratório de Diagnóstico da SARS-COV-2/Covid-19 da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu importantes equipamentos para o trabalho de detecção da Sars Cov 2 (covid-19) do Distrito 4700 do Rotary Internacional. A entrega oficial foi realizada na quinta-feira, 24 de junho, no UPF Parque, módulo II, onde está localizado o Laboratório. O local foi contemplado com os recursos da Fundação Rotária, por meio do projeto Subsídio Global do Rotary   “Salvando Vidas – Identificando a Covid”. O auxílio, no valor de R$ 167.430,44, foi destinado para equipar e capacitar o laboratório visando atender à necessidade da comunidade no desenvolvimento de pesquisa e prevenção ao coronavírus e outras doenças.

Desde maio de 2020, o laboratório da UPF realiza testes para diagnóstico da covid-19 para 14 municípios da região Norte do RS e, recentemente, ampliou também para a comunidade em geral. E em meio a essa pandemia, a UPF e o Rotary se uniram para combater essa doença. “A partir dessa parceria podemos oferecer um serviço mais completo e um laboratório mais equipado para atender à comunidade. Estou muito feliz por ter pessoas, entidades e organizações sensíveis, que têm o bem comum acima de qualquer outra situação. E eu localizo o Rotary e os nossos pares nesse lugar. Todos nós abrimos mão de alguma coisa para fazer um pouco mais. E foi o que aconteceu aqui na UPF”, declarou a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacando a dedicação de todos os envolvidos no desenvolvimento do Laboratório.

Com esse auxílio do Rotary, o Laboratório conta agora com um Termociclador para PCR em tempo real, Cabines de segurança biológica, Micropipetadores, além de protetores faciais tipo Face Shield. “Esse Laboratório é resultado de um esforço comum de todos para enfrentar a pandemia, que nos atingiu de forma inesperada, bruta e cruel. O Laboratório é extremamente importante para dar a nossa contribuição à sociedade. Esses equipamentos vão contribuir para continuarmos a enfrentar esse problema e ampliar o nosso trabalho”, destacou o coordenador do Laboratório, professor Dr. Luiz Carlos Kreutz.

Para conquistar esses recursos junto ao projeto Subsídio Global, foi extremamente importante a intermediação do Distrito 4700 do Rotary Internacional e do Rotary Club Planalto Médio. “Estar presente na entrega de equipamentos que vão auxiliar a salvar vidas é muito gratificante para o Rotary, que tem como meta e desejo trazer uma melhor qualidade de vida onde está inserido. E essa parceria entre Rotary e UPF vai contribuir e muito para o diagnóstico dessa doença, que assola a humanidade, e futuramente poderá contribuir em outras doenças”, enfatizou o governador do Distrito 4700 do Rotary Internacional, Gilmar Leonhardt.

O presidente do Rotary Club Passo Fundo Planalto Médio, José Humberto Quevedo, e a governadora do Distrito 4700 de Rotary Internacional (2021/2022), Evanisa F. Reginato Quevedo Melo, também tiveram um papel fundamental na conquista desses recursos. “É com imensa satisfação que fizemos a entrega desses equipamentos à UPF, que na verdade é uma entrega para a comunidade. Quem ganha é a sociedade. É o Rotary mostrando sua função de servir à sociedade. Estamos muito felizes. É a primeira vez que um grande subsídio vem pra nossa região. Que seja o primeiro de muitos”, salientou o presidente do Rotary Club Passo Fundo Planalto Médio.

Também participaram da cerimônia, que contou com todas as medidas de protocolo de prevenção à disseminação da covid-19, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, integrantes do Rotary e do Rotaract e equipe do Laboratório.

Confira a funcionalidade dos equipamentos doados pelo Rotary:

Cabine de Segurança Biológica
Utilizada na execução da técnica de extração de RNA das amostras biológicas, que é a primeira fase da realização do exame molecular para a detecção da Sars Cov 2 (Covid 19). Tem a função de proteção, evitando a contaminação do operador e preservando a amostra de degradação ou contaminação por outro material molecular.

Termociclador (Quanti Studio 1)
É um equipamento de RT-qPCR (PCR em Tempo Real), que faz a amplificação do material genético e sua detecção. É utilizado, no momento, para determinar se está presente, e a quantidade do vírus da Sars Cov 2 (Covid 19), nas amostras testadas.

Micropipetadores
Os micropipetadores são utilizados para manusear os materiais biológicos e soluções.

Face shield
Os faces shields foram doados logo no início da pandemia. Eles foram primordiais para proteção das equipes que estavam (e ainda estão) em atividade presencial.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.