Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

1 de julho de 2021

Cooperativismo proporciona serviços essenciais para o desenvolvimento das comunidades

Por Coprel

As cooperativas demonstram a importância da união de esforços em prol de um objetivo comum. Há muito tempo, o cooperativismo é reconhecido como um sistema moderno, eficiente e democrático, em que o quadro social participa da tomada de decisões e compartilha os resultados, reinvestindo nas comunidades onde a cooperativa atua.

Muitas cooperativas são criadas para atender determinado público ou realizar serviços diferenciados. No caso da Coprel Cooperativa de Energia, foram estes pontos que motivaram a sua fundação, no final da década de 60: a necessidade de as famílias rurais terem energia no interior e o desinteresse por parte das concessionárias em prestar este serviço, que tinha alto custo e baixa taxa de retorno do investimento. Mesmo com o desenvolvimento da infraestrutura de energia elétrica, a Coprel continuou se destacando e se diferenciando na prestação de serviços de qualidade, priorizando sempre a proximidade com seus cooperantes, o bom atendimento e a realização de investimentos estratégicos para o desenvolvimento do meio rural.

Com um propósito semelhante, a Coprel realiza suas atividades na área de telecomunicações, com a Coprel Telecom. A oferta de internet com qualidade para o interior ainda é um desafio, pois os altos custos de construção de redes de fibra ótica contrastam com a menor densidade populacional das áreas rurais, não sendo um mercado atrativo para as operadoras nacionais de telecomunicações. Mais uma vez, o cooperativismo está fazendo a diferença, proporcionando que muitas famílias rurais tenham acesso à web com qualidade, viabilizando a sucessão rural e o desenvolvimento das atividades agrícolas a partir das oportunidades de estar em um universo conectado.

Além de realizar atividades importantes para o desenvolvimento das comunidades, o cooperativismo contribui para uma sociedade mais participativa. A Coprel possui um modelo de governança que valoriza a atuação dos conselheiros consultivos (que são líderes eleitos pelos cooperantes em cada comunidade) no planejamento estratégico da cooperativa. Outro diferencial do sistema está no direcionamento dos investimentos para a melhoria na prestação de serviços e em programas sociais que retornam diretamente para os associados/cooperados – ou ainda, os Cooperantes, no caso da Coprel.

Quem opta por um serviço cooperativo está contribuindo para o desenvolvimento local, apostando no desenvolvimento de instituições socialmente responsáveis, que investem em processos, tecnologia e pessoas. No Dia Internacional do Cooperativismo (03 de julho), celebramos os diferenciais de um sistema de gestão democrática, que fortalece as comunidades em que está presente e proporciona melhores condições de trabalho, renda e de vida para quem pertence e coopera.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir