Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

16 de julho de 2021

Dica de Leitura: O que a vida faz conosco

Por Laura Simon Marques

As redes sociais estão cheias deles: posts de motivacionais. “Você é o autor da sua própria história”, “A vida é curta demais para deixarmos nossos sonhos adormecidos”, “Seja o herói da sua vida, não a vítima”. Mas será que essas frases são verdades universais?

O que acontece com as pessoas, que por conta das suas circunstâncias, possuem pouco controle da sua própria jornada de vida? “Há uma Lápide com o Seu Nome”, livro de estreia de Camilla Canuto, conta a história de uma família que começou por meio de um incidente que não foi inteiramente escolhido por nenhum dos envolvidos, mas também não poderia ser evitado: uma gravidez indesejada.

E depois dela, vemos Adelaide, a mãe, se conformar com a vida que lhe foi lhe dada, sem se permitir sonhar ou lutar por mais. Um casamento sem amor, com um homem que não gosta, uma relação de mágoa com a filha, e uma vida pequena, que ela sente que lhe foi imposta e agora, depois de tantos anos, não consegue fugir.

Esse livro fala sobre as intimidades de uma família que muitos conhecemos nas nossas próprias vidas, aqueles que vivem sem realmente viver, estão apenas passando pelos marcos de uma narrativa já decorada. Uma vida comum, que se escolhida, pode trazer diversas felicidades, mas para aqueles que lhe é imposta, por falta de outras oportunidades, falta de dinheiro, falta de conhecimentos ou de alternativas, pode virar um anulamento da possibilidade do próprio ser, apenas uma existência, podendo ir para a lápide sem realmente um dia ter vivido.

Por isso, o livro também se torna um alerta para aqueles que se reconhecem nos personagens e na mesmice da sua vivência familiar. Livro de narrativa pequena – tanto em número de páginas, quanto em escopo –, mas potente, traz o convite para refletirmos sobre a vida e o que nós fazemos com ela – ou o que ela faz conosco.

Título: Há uma lápide com o seu nome

Autora: Camilla Canuto

ISBN-13: 9786586280708

ISBN-10: 6586280702

Ano: 2021 / Páginas: 108

Idioma: português

Editora: Oficina Raquel

 

O livro pode ser adquirido no seguinte link:

Oficina Raquel: https://www.oficinaraquel.com.br/livro/ha-uma-lapide-com-seu-nome/?ref=9

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir