Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Reprodução.

20 de julho de 2021

Coprel: Detalhes que fazem a diferença para a economia e segurança

Por Coprel

Quando falamos em energia elétrica, simples detalhes podem fazer uma grande diferença. Com pequenas atitudes no dia a dia é possível economizar, contribuir para uma maior vida útil e durabilidade dos equipamentos que utilizamos, além de evitar incidentes envolvendo o uso da energia elétrica.

Um bom exemplo disso são os equipamentos que ficam ligados na tomada enquanto não estão sendo utilizados. No caso de eletroeletrônicos como televisão, micro-ondas, computador, aparelhos de vídeo e som, enquanto conectados na energia elétrica, operam em modo “stand by”, consumindo energia. Já para os notebooks, mantê-los direto na tomada mesmo no momento em que não estão sendo utilizados compromete a vida útil da bateria.

Outra situação comum (e que pode se tornar perigosa) é manter o plugue dos carregadores de telefone celular na tomada, sem o celular conectado, carregando. Quando os carregadores são originais, homologados pela Anatel, dificilmente ocorrem maiores problemas, porém a recomendação é sempre tirar estes conectores da tomada para que não haja nenhum perigo.

Nos meses mais frios do ano, ficamos mais tempo em casa e utilizamos mais os aparelhos elétricos, principalmente o chuveiro em uma potência mais alta, além de aquecedores. Portanto, é comum haver aumento no consumo de energia elétrica. Desta forma, ações como desligar os equipamentos e as luzes que não estão sendo utilizados colaboram no orçamento do cooperante.

A Coprel ressalta a importância de as instalações elétricas estarem em boas condições de uso para a segurança de todas as pessoas que residem na casa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir