Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Monumento á Imigração Alemã no Brasil (Foto: Roger Amaral/Jornal A Folha).

23 de julho de 2021

Associação Alemã e Grupo Immer Lustig und Durstig preparam comemoração para o Dia do Imigrante

Por Roger Amaral

A comunidade não-me-toquense, formada por imigrantes de várias etnias, tem em sua composição os fortes traços dos imigrantes alemães e seus descendentes. No próximo domingo, dia 25 de julho, comemora-se 197 anos da chegada desse povo ao Brasil. Em Não-Me-Toque, a comemoração do Dia do Imigrante vai ocorrer junto à Praça Dr. Otto Schmiedt.

Foto: Roger Amaral.

Organizada pela Associação Alemão e pelo Grupo de Danças Immer Lustig und Durstig, um ato solene com a presença de autoridades, dos grupos de danças e da comunidade em geral está marcado para ocorrer às 10h.

O ato será realizado em frente ao monumento que homenageia o Centenário da Imigração Alemã no Brasil (1824-1924). O busto da Imperatriz Leopoldina foi agregado ao monumento e inaugurado no ano de 1974, em reconhecimento à grande incentivadora da vinda dos imigrantes alemães para o Brasil.

Nesta semana, os integrantes do grupo Immer Lustig trabalharam na limpeza e restauração do monumento. Uma das formas encontradas para dar mais visibilidade e valorização do espaço que relembra os primórdios da colonização alemã em Não-Me-Toque e que, também, precisou ser disfarçado na época da Segunda Guerra Mundial, para não ser destruído.

HISTÓRIA

Eternizado no livro “Não-Me-Toque no rastro da História”, de autoria da professora e historiadora Sandra Virgília Pedroso Cunha, os relatos contam que, na época em que foi lançada a pedra fundamental do monumento (1924), algumas das principais famílias da vila Não-Me-Toque depositaram, junto ao alicerce, uma caixa contendo um livro de atas e muitos pertences, representando as famílias alemãs mais expressivas que residiam aqui.

CONVITE

Além da solenidade, a Associação Alemã programou a venda de cartões de galeto com massa (somente para retirar). A aquisição pode ser feita com os membros sócios e dançarinos do Immer Lusting Und Durstig. Informações pelos telefones 9 9159-5760 (Adair Auler) e 9 9121-0201 (William Roese).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir