Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Lançamento do Selo do Centenários foi prestigiado pela residente da Associação de Pais do Colégio e Membro do Conselho Escolar, Veneliza Thomas Savoldi; pastor da Igreja Evangélica Luterana e membro do Conselho Escolar, Gilmar do Nascimento; prefeito Municipal de Carazinho, Milton Schmitz; presidente da Comunidade Evangélica de Carazinho, Jorge Zimmer; diretor do Colégio Sinodal Rui Barbosa, Prof. Adilson Leonhardt Franck); membro de Conselho Escolar, Tânia Keller; presidente do Conselho Escolar, Nelci Ehrardt; e membro de Conselho Escolar, Anelise Scheibe.

3 de agosto de 2021

Colégio Rui Barbosa lança selo comemorativo ao Centenário

Por Helaine G. Zart

Fundado oficialmente em 5 de novembro de 1921, o Colégio Evangélico, hoje Colégio Sinodal Rui Barbosa, vai comemorar 100 anos de atuação na área educacional que vai além do município sede, Carazinho. O Colégio Rui Barbosa é referência regional em ensino e atende alunos de diversas cidades no seu entorno.

Na manhã de segunda-feira, 2 de agosto, a direção da instituição lançou o Selo Comemorativo do Centenário, em solenidade realizada no pátio da escola, presidida pelo diretor Adilson Leonhardt Franck, com a presença de representações de turmas de alunos, professores e convidados, entre eles: a presidente da Associação de Pais do Colégio e Membro de Conselho Escolar, Veneliza Thomas Savoldi; pastor da Igreja Evangélica Luterana  e membro do Conselho Escolar, Gilmar do Nascimento; prefeito municipal de Carazinho, Milton Schmitz; presidente da Comunidade Evangélica de Carazinho, Jorge Zimmer; membro de Conselho Escolar, Tânia Keller; presidente do Conselho Escolar, Nelci Ehrardt; membro de Conselho Escolar, Anelise Scheibe.

O selo traz na sua representação a base da educação, orientada pela fé em Deus e valores cristãos, também voltada para o futuro, com o símbolo estilizado do infinito e arrematado pela frase “Construído a muitas mãos”.

O diretor Adilson reforçou a contribuição de diretores, professores, coordenadores, professores, estudantes, familiares, funcionários, mantenedora, igreja, Rede Sinodal, conselhos e comunidade local e regional para o crescimento e manutenção dos valores pregados pela escola nestes 100 anos de atuação.

– O Rui Barbosa é uma escola feita de gente e por gente, por isso construída por muitas mãos. O selo e o slogam remetem a todos que estão e já estiveram nesta instituição, , o reconhecimento de que, na riqueza de suas individualidades e visando ao coletivo, contribuíram significativamente para os 100 anos de vida.

Para o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, a contribuição do Rui Barbosa para o desenvolvimento de Carazinho é incontestável:

— É uma escola referência na região e existe antes mesmo do nosso município ser emancipado. Agradecemos todas as gerações que por aqui passaram e deixaram sua contribuição.

Construída no pátio da Igreja, a Escola Sinodal mantém os valores cristãos na educação e na formação de cidadãos, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor. O pastor da Igreja Evangélica Luterana, Gilmar do Nascimento, destacou a consciência dos antepassados em priorizar a educação na fé, para a vida, razão pela qual a escola esteja no pátio da igreja.

— Martin Lutero já dizia, ‘a cada chiling investido na guerra contra so turcos, que se invista 100 em educação’. Que bom que estamos aqui para comemorar 100 anos de história. Isso aconteceu porque nossos antepassados tiveram coragem e sabiam que a educação é fundamental – afirmou o pastor.

As comemorações oficiais do centenário do Rui Barbosa iniciam em 5 de novembro deste ano, data do aniversário de fundação oficial. A ideia inicial de realizar um grande evento presencial foi descartada, devido à pandemia. Mesmo assim, diversas ações vão ocorrer ao longo do ano comemorativo, de acordo com os protocolos de prevenção.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir