Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
20°
11°
20°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Destaques

Inscrições para entrar no Colégio Militar de Santa Maria irão abrir dia 18 de agosto

Inscrições para entrar no Colégio Militar de Santa Maria irão abrir dia 18 de agosto
11.08.2021 14h02  /  Postado por: A Folha

Colégios militares são escolas públicas de educação básica voltadas para os ensinos fundamental e médio, na qual as tarefas administrativas, bem como as diretrizes, são desempenhadas por militares do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos da segurança pública.

No Brasil, esta categoria de ensino foi regularizada no país pela Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e bases da educação, em seu artigo 83.

Atualmente há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados todos os anos, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. Todos os anos, cerca de 22 mil candidatos, homens e mulheres, buscam uma vaga nos 13 colégios militares existentes no Brasil.

Já o ingresso por amparo destina-se a atender aos dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

Colégio Militar de Santa Maria está com inscrições abertas a partir do dia 18 de agosto até 24 de setembro, para o concurso de 2021/2022, confira as principais orientações:

– A taxa de inscrição é de R$ 95,00 (noventa e cinco reais);

– A taxa de Inscrição deverá ser paga por intermédio da Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição;

– Para inscrição o candidato deverá possuir documento de identidade com foto recente (com no máximo 3 anos de emissão) e o CPF. Esses documentos, além do cartão de confirmação de inscrição, serão exigidos em todas as etapas do concurso;

– Acesse o Manual do candidato, no qual constam todas as informações necessárias para os pais e candidatos que irão realizar o concurso;

Etapas de Admissão

Uma vez feita a inscrição, as próximas etapas são as seguintes:

  •  Exame intelectual, formado por prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
  •  Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;
  •  Comprovação dos requisitos biográficos do candidato, de caráter eliminatório.

Principais Requesitos

  •  Ser brasileiro;
  •  Ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental ou o 9º ano do Ensino Médio;
  •  Ter ao menos 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, para ingressantes no 6º ano do EF;
  •  Ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, para ingressantes no 1º ano do EM.
Info por inscricao2021


Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.