Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

13 de agosto de 2021

Dica de Leitura: Fé no Inferno

Por Laura Simon Marques

Já aprendi muitas coisas com livros de ficção, essa é uma das maravilhas de ser um leitor, afinal. Em “Fé no Inferno”, livro nacional escrito por Santiago Nazarian, por exemplo, eu aprendi sobre o Genocídio Armênio: o massacre de armênios cristãos pelo governo otomano durante a Primeira Guerra Mundial.

Cláudio, nosso personagem principal, é um jovem cuidador de idosos com um passado difícil, que em seu novo trabalho conhece seu Domingos, que talvez seja um sobrevivente desse massacre, ou pelo menos, é fascinado por essa parte da história do seu povo, a verdade depende de quantos anos você acredite que ele tenha. Vamos nos educando junto com Cláudio, que como a maioria de nós, presumo, também não sabia nada sobre esses assassinatos em massa do século passado, e do mesmo jeito que a gente vai aprendendo com a narrativa, Cláudio também vai, lendo um relato de uma criança sobrevivente desse tempo sombrio, obra emprestada da biblioteca do seu Domingos.

Assim o livro se divide em dois: lemos a história de Cláudio, e a história que o próprio Cláudio está lendo. Quando o livro possui duas perspectivas, é sempre um bom sinal quando ficamos tristes que o capítulo de uma tenha acabado, mas animados que o da outra perspectiva esteja começando e, felizmente, essa foi a experiência lendo esse livro. É uma história sofisticamente construída, as duas partes dela bem entrelaçadas uma com a outra.

Os personagens em “Fé no Inferno” são muito bem construídos. É um livro sobre sobrevivência. Sobre se levantar para depois morrer outra vez, e se levantar de novo. É um livro cheio de dores, mas também sobre como sua vida pode ser boa, apesar de tudo isso.

Se você se interessa minimamente por história, essa leitura vale a pena. Se você gosta de ler sobre personagens complexos e realistas, essa leitura vale a pena. E se você gosta de boa literatura nacional, fico feliz em dizer, essa leitura vale muito a pena.

Título: Fé no Inferno

Autor: Santiago Nazarian

ISBN-13: 9788535933406

ISBN-10: 8535933409

Ano: 2020 / Páginas: 376

Idioma: português

Editora: Companhia das Letras

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir