Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

20 de agosto de 2021

Bicicleta está cada dia mais presente no cotidiano

Por Paulo Schneider

A antropologia comprova que o ser humano é de origem coletiva e o isolamento estimulou a criatividade das pessoas para não abandonar totalmente a convivência em grupos.

Foi o uso da bicicleta a perspicaz alternativa encontrada para burlar o isolamento sem perder o total contato com amigos e conhecidos. Seja para lazer, para a locomoção ao local de trabalho ou para a prática de esportes a bicicleta invadiu as ruas. Mais que isso, virou moda e objeto de desejo daqueles que procuram a prática de exercícios em meio à pandemia.

Os horários e espaços reduzidos nas academias de musculação e ginástica colaboraram para aqueles que buscam manter a forma, encontrassem outras alternativas para se exercitarem.

Segundo dados da Tembici – empresa latino-americana de tecnologia para micromobilidade (bicicletas compartilhadas) o mercado de bicicletas aumentou cerca de 150% no período de abril a novembro de 2020, só no estado de São Paulo.

Camiseta para quem participa do 1º Cicloturismo de NMT

O pedalar em Não-Me-Toque

Aos finais de tarde, ou no início de cada dia, mais e mais ciclistas são observados circulando pelas principais ruas e avenidas da cidade. A ERS-142, tanto no sentido para quem vai para Carazinho ou para Victor Graeff, tornou-se trajeto preferencial. Mesmo com a limitada área de escape que essa rodovia oferece.

Diversos grupos de ciclistas são vistos, quase sempre em fila indiana, pedalando nesse percurso, e concluindo distâncias que variam de 5 a 45 km, principalmente aos finais de semana.

Um dos grupos mais antigos da cidade é o “Pedala Não-Me-Toque”, formado em 2015 com a união de 14 ciclistas. Atualmente o grupo conta com 238 participantes e está à frente do evento chamado “1º Pedal de Não-Me-Toque – Cicloturismo”.

O Pedala Não-Me-Toque participava de vários eventos no Planalto Médio, em competições de Montain Bike (estrada de chão – Categoria Amadores). O último evento em que participou foi em Paraí/RS, no início de 2020.

Com o apoio e organização do Sesc/Carazinho e da Secretaria de Turismo da Prefeitura,  o 1º Pedal de Não-Me-Toque está limitado ao número de 150 participantes, face às medidas de controle da pandemia.

As inscrições (ao valor de R$ 55,00) são realizadas somente pela internet, no link do Sesc: https:sescnet.sesc-rs.com.br/produção/sescnet/hespeventoselcaomodalidade.aspx?1

Todos os participantes serão presenteados com uma camiseta de ciclismo personalizada, seguro do atleta, placa da bike, carbo gel e medalha.

O evento tem sua largada programada para às 8h30 do dia 26 de setembro de 2021, com duas opções de percurso 19km ou 47km passando pelas localidades de Bom Sucesso e Colônia Saudades.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir