Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

20 de agosto de 2021

Senai comemora formação de 5 mil profissionais em 25 anos

Por Helaine Gnoatto Zart

Neste dia 19 de agosto, a Escola do Senai de Não-Me-Toque completou 25 anos de atuação. A primeira turma, formada no ano de 1996, ainda se faz presente na instituição, o aluno Tiago Dillenburg tornou-se instrutor e nunca mais deixou o Senai. Desde então, vem contribuindo para a formação de profissionais, cujo levantamento aponta para um número próximo de 5 mil alunos em 25 anos.

Em entrevista A Folha, o gerente Operacional do Senai de Não-Me-Toque, Leandro Pino, ressalta a importância da data, quando o Senai é considerado a maior instituição formadora de profissionais na América Latina.

Estrutura vocacionada para formação em usinagem e torno CNC computadorizados

— Quando iniciou, a escola era um braço do Senai de Carazinho. As indústrias, o Governo Municipal e a Acint se empenharam para que Não-Me-Toque tivesse sua própria escola para atender a demanda local, e isso foi o grande impulso para chegarmos até aqui — reconheceu Leandro Pinno.

Também fez questão de citar a contribuição de Ricardo Diaz (Stara), Gilmar Manfrin (Jan) e José Barrios (Acint), membros do Conselho Consultivo do Senai, junto com os prefeitos que tiveram mandato nestes 25 anos.

O processo de ampliação, com a instalação na antiga fábrica de calçados, prédio do poder púbico municipal, cedido ao Senai.

— Aqui foi possível instalar uma nova estrutura física vocacionada para atender a indústria, moderna, com máquinas e equipamentos de última geração, tudo possível graças a todas as pessoas que se envolveram — destacou o gerente.

Outro ponto relevante da presença do Senai em Não-me-Toque, é o impacto econômico e social positivo causado pela formação destas estimadas 5 mil pessoas.

Hoje, o cenário continua aberto para contratação de pessoas com qualificação, tanto aqui quanto em municípios da região. Leandro Pinno ressalta a importância da profissionalização:

— A formação de mão de obra, vocação do Senai, é fundamental para o crescimento das indústrias, mas também, é uma oportunidade que jovens e adultos devem reconhecer para melhorar sua colocação no mercado de trabalho. O valor que se investe no conhecimento não se compara com a falta que a formação faz na vida das pessoas.

CURSOS

Hoje o senai de NMT conta com um amplo portfólio de cursos que atendem a demanda presencial, remoto ou em unidade móvel.

A estrutura local está vocacionada para formação em usinagem e torno CNC computadorizados. Também oferece curso na área de soldagem, desenho industrial e até alimentação. Os cursos ocorrem em parceria com as indústrias, Acint e Poder Público, ou diretamente pelo interesse do aluno junto ao Senai.

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

Implantado neste ano, o curso Técnico em Mecânica, na modalidade semipresencial, conta com todas as máquinas para a formação de duas turmas de alunos.

— Este foi um passo importante que abriu as portas para buscamos para Não-Me-Toque uma extensão da Fatec, agregando cada vez mais conhecimentos e oportunidades com cursos do nível superior.

DOCENTES

Fazem parte do corpo docente da escola: Tiago Dillemburg, Matheus Noll e Maria Berenice Diellenburg.

COMEMORAÇÃO

Devido à pandemia, a comemoração singela ocorreu com os docentes, gerência e colaboradores com os alunos, com uma manifestação sobre as conquistas e o que aguarda o futuro da instituição em NMT.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir