Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto de Cleuza Brutti

23 de agosto de 2021

Colorado inaugura sua primeira agroindústria de nozes

Por Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Inaugurada nesta sexta-feira (20/08), a Agroindústria Pecã da Estância é a primeira a processar nozes em Colorado e a única no processamento da fruta na região do Alto Jacuí. Construída na localidade Vista Alegre, onde trabalham três pessoas da família, a agroindústria tem capacidade para produzir mais de mil e 500 quilos de nozes descascadas ao ano. “Nosso pomar é formado em quatro hectares, com praticamente 500 plantas”, disse o jovem e um dos proprietários, Emerson Lava.

A agroindústria, que começou a ser construída há pouco mais de um ano, participa do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

“Para fazer parte do Programa, os agricultores familiares têm de procurar a Emater do seu município, onde eles recebem todas as informações necessárias para adesão”, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Erni Breitenbach.

A Agroindústria Pecã da Estância é uma entre 3.750 agroindústrias familiares cadastradas no Peaf, de acordo informações do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa/Seapdr). A agroindústria inaugurada nesta sexta-feira é a segunda a funcionar em Colorado com certificação do Governo do Estado.

“As agroindústrias trazem a perspectiva de fazer a sucessão na propriedade. Elas favorecem a busca do jovem pelo seu espaço, pelo seu lugar na propriedade rural”, disse o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel.

FRUTA

Originária do México e Estados Unidos, a nogueira-pecã se adaptou bem ao clima e ao solo de Colorado. “A nogueira necessita de solos profundos e bem drenados, por isso se adaptou bem ao nosso município, que tem latossolo, bastante profundo”, disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fabiano Gregório.

Também participaram da inauguração da agroindústria o prefeito de Colorado, Celso Gobbi, o vice-prefeito, Ivalir Roveda, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erlei Fonseca, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Bianca Linhares do Amaral e a sócia do empreendimento, Maria Lava.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir