Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

6 de setembro de 2021

Cordeirinha nasce na Expointer cinco minutos antes da abertura dos portões

Por GZH

Expointer voltou a receber o público com sinal de que dará bons frutos: cinco minutos antes da abertura dos portões da 44ª edição - que ocorreu às 8h deste sábado (4) -, uma ovelha deu sua primeira cria, em parto que foi acompanhado desde o final da madrugada deste primeiro dia da feira. A borrega, da raça texel NC, pesa 5 quilos.

Nos primeiros minutos de vida, a borreguinha foi lambida pela mãe, que não a deixou sozinha em nenhum momento. Ficou em pé, dando os primeiros passos com dificuldade. Em seguida, procurou o úbere para mamar. Após se alimentar, deitou novamente.

O cordeiro pai da ovelhinha ficou na Fronteira Oeste. O parto levou duas horas, o que está dentro da média, segundo o dono da estância, que é estudante de veterinária. O zelo aparente da mãe demonstra que ela será bem cuidada:

— Não desgrudou, e tá lambendo tanto assim, é uma propensão a ser uma boa mãe. Às vezes, tem rejeição no nascimento — complemente Teixeira.

A chegada da borrega teve auxílio do cabanheiro Alisson Silveira, 23 anos. Mas não foi surpresa, garante.

— Já fiz alguns partos na vida — garante, com ironia de quem demonstra ser experiente na lida.

A ovelha, de 78 quilos, estava prenhe de cinco meses, e a cria nasceu dentro do previsto. Durante a madrugada, foi cuidada por Valdir Roos da Silva, 58 anos, conhecido há 30 na Expointer como "Pitbull". Ao identificar que ela estava pronta para dar à luz, telefonou para Marcelo Teixeira, que logo assumiu o trabalho.

Este foi o segundo cordeiro da cabanha a nascer no parque em um intervalo de três horas.

— Primeiro nasceu esse, eu deixei ele aqui com a mãe e fui assumir a outra — conta Pitbull, com o filhote no colo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir