Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
20°
11°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Chuvas esparsas
Ao Vivo:
Colunista e Opinião

Dica de Leitura: Comemore a semana da pátria lendo sobre a história do país

Dica de Leitura: Comemore a semana da pátria lendo sobre a história do país
10.09.2021 16h41  /  Postado por: A Folha
Por Laura Simon Marques

Em comemoração a semana da pátria, nada melhor do que um livro sobre o nosso país. Academicamente rigoroso, escrito por duas grandes pesquisadoras brasileiras, a sua escrita é acessível para qualquer um que queira desbrava-lo. “Brasil: Uma Biografia” é exatamente o que diz o título, a história da vida do nosso país, desde o seu “nascimento”, com a chegada dos portugueses, até o início deste novo milênio.

Claro, essa não é uma leitura de um final de semana. O Brasil tem, afinal, mais de quinhentos anos. O livro é um calhamaço, entretanto, inteligentemente, ele não se propõe em contar toda a história do Brasil, mas sim, como as autoras explicam no início, transformar o Brasil em uma história. Consequentemente, sua leitura é muito mais fluída do que os livros de história que você lia na escola.

Como grande parte de um país se faz com o seu povo, o livro também traz boas análises sobre os brasileiros, nossa cultura e comportamentos. Além disso, traz boas discussões sobre a diferença entre os mitos propagados sobre o que é o Brasil, e o Brasil verdadeiro.

Em uma semana que nos convida a demonstrar todo o nosso patriotismo para com o nosso país, deixo essa indicação que nos lembra que para sermos bons patriotas, primeiro é necessário conhecermos profundamente a nossa história.

Título: “Brasil: Uma biografia”

Autoras: Schwarcz, Lilia M. / Starling, Heloisa M.

Editora: ‎ Companhia das Letras; 2ª edição (27 abril 2015)

Idioma: ‎ Português

Capa comum: ‎ 808 páginas

ISBN-10: ‎ 853592566X

ISBN-13: ‎ 978-8535925661

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.