Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de setembro de 2021

Desfile de cavalaria encerra atividades dos Festejos Farroupilhas no domingo

Por Helaine Gnoatto Zart

Com o tema “Caminhos de Anita”, os Festejos Farroupilhas deste ano buscam retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845). As atividades iniciaram no dia 12, com acendimento da Chama Crioula, homenagens e Culto Crioulo. Na quarta-feira, teve entrega do matambre e live da Invernada Artística. O encerramento das atividades ocorre neste domingo (19), com desfile da cavalaria. O desfile inicia na Brigada Militar. Às 9h30, no Altar da Pátria, ocorre a abertura oficial, seguido do desfile que percorre as avenidas Guilherme Augustin, Alto Jacuí e Waldomiro Graeff.

Ao meio dia, no CTG, será entregue o churrasco para quem fez reserva. A extinção da Chama Crioula ocorre à meia noite do dia 20.

Daniella Custódio Alves.recebeu a faixa da Prenda Farroupilha 2021

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

As atividades desenvolvidas pelo CTG Galpão Amigo, com apoio da Administração Municipal por meio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Agropecuário, Cultura e Lazer, prestam homenagem à Hilda Zuffo, escolhida para ser a Patrona Municipal. A Secretaria da Educação também desenvolveu pesquisa nas escolas e foram homenageadas 16 mulheres indicadas pelas suas respectivas instituições para serem as “Anitas”.

Assim como a participação determinante e simbólica de Anita nos rumos da história da Pátria e de vários mundos – Anita lutou no Brasil, no Uruguai e na Itália – as mulheres indicadas foram homenageadas em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação.

Escola Municipal Arlindo Hermes - Nelci O. Talamini

Escola Municipal Ciranda da Alegria - Luciana Maria Henkes Renz

Escola Municipal Infância Feliz - Marli Severo dos Santos

Escola Municipal Pequeno Polegar - Terezinha Marlene Brisola

Escola Municipal Amália Kerber - Elena Strauss

Escola Municipal Carlos Gomes - Eliane Marques de Quadros

Escola Municipal Ernesto João Cardoso - Juliana Graeff

Escola Municipal N. senhora de Lourdes - Eliane Marques de Quadros

Escola Municipal Santo Antônio - Alda Maria Steffler

Escola Municipal Valdomiro Graciano - Eliza Renise Walker Lindner

Apae - Mirceia Kellermann

Asbam - Fulvia Siqueira dos S. Schmitt

Instituto Educacional Girassol - Juliana Daumling

Escola Sinodal Sete de Setembro - Solange C. Fries

Instituto Estadual São Francisco Solano - Michele Kirinus

Escola Estadual Geny Vieira da Cunha - Tatiane Stumm

O Patrão Jorge Celito Zuffo e a 1ª Capataz, Nara Piccinini da Silva, fizeram a entrega de uma placa, marcando o reconhecimento da sociedade tradicionalista a tudo que Dona Hilda fez pelo CTG Galpão Amigo e pela cultura de Não-Me-Toque

Prestigiaram as atividades presididas pelo patrão do CTG Jorge Celito Zuffo o prefeito Gilson dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Lima, secretário do Desenvolvimento Econômico, Agropecuário e Lazer, Paulo Junior da Silva, secretária da Educação Marlene Gatti, os coordenadores culturais do CTG, Mateus da Rosa Keller e Édipo da Rosa, a Prenda Farroupilha 2020 Nicole Heller dos Santos, e demais prendas de faixa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir