Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Simone Alice Rohrig, gerente do desenvolvimento humano e organizacional da Cotrijal, e a nova contratada do Departamento de RH, Bruna Lamb, que foi Jovem Aprendiz da empresa

24 de setembro de 2021

Cotrijal tem 45 vagas de trabalho: reflexo da situação empregatícia de NMT

Por Helaine Gnoatto Zart

O cenário econômico pós-pandemia ainda causa preocupação, especialmente pelo aumento do custo de vida. Combustível e energia elétrica impactam direto nos custos de quase todos os produtos e serviços. Para os gaúchos, muito mais, já que o ICMS sobre esses dois itens, junto com as telecomunicações está em 30% e só vai baixar para 25% em 2022.

Os principais alimentos também estão com os preços valorizados pelo mercado das commodities. Feijão, arroz, óleo de soja e carnes estão pesando mais no orçamento das famílias, tanto pelos custos como pelo fato de as escolas não estarem oferecido merenda há um ano e meio.

Apesar de tudo, tem uma ótima notícia: não falta emprego em Não-Me-Toque e na região.

Os anúncios de vagas são diários e as empresas têm dificuldades de preencher os cargos disponíveis. Indústrias do setor metalúrgico de Não-Me-Toque e cidades vizinhas, como Ibirubá e até Victor Graeff, anunciam diariamente que precisam de profissionais. Outra empresa que recruta com frequência é a Cotrijal, que hoje está com 45 vagas em aberto, 12 delas em Não-Me-Toque.

A gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Simone Alice Rohrig, explica que as vagas em aberto não requerem qualificação técnica, são operacionais e podem ser exercidas por pessoas de ambos os sexos e qualquer idade.

— Hoje nossa vaga mais específica é açougueiro, até estamos estudando a realização de uma escola de açougueiros para formar nossos profissionais — explica.

As vagas disponíveis variam entre repositores de mercadorias em supermercado, motoristas, assistente operacional (manutenção de máquinas), auxiliar operacional, auxiliar de açougue, assistente de merchandising (supermercado), zelador temporário (supermercado), auxiliar de hortifruti (supermercado).

A natureza destas vagas é de reposição, mas muitas delas são novas, relativas à abertura de lojas e do Centro de Distribuição em Não-Me-Toque.

Para o recrutamento, Simone Rohrig explica que a Cotrijal disponibiliza o canal “Trabalhe Conosco” no site, onde pode ser cadastrado o currículo, mas também faz muita divulgação nas redes sociais própria e de empresas de comunicação. Para cargos de maior qualificação, como TI, marketing e controladoria, o Linkedin é o canal preferido.

A preferência sempre é para quem mora no local da vaga, porque a cooperativa preza pelo envolvimento e relacionamento com a comunidade onde o profissional atua.

120 vagas de Jovem Aprendiz

A Cotrijal, presente em 34 municípios e com 57 unidades, mantém 120 vagas anuais para os participantes do Programa Jovem Aprendiz, na sede em Não-Me-Toque.

— É comum efetivarmos os que se destacam pelo comprometimento, conforme as vagas disponíveis. Neste momento, temos como exemplo a jovem aprendiz Bruna Lamb, que estava atuando no marketing e acabou de ser efetivada no meu setor, como auxiliar administrativo — comenta a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Bruna está realizada com a conquista da vaga, seu primeiro emprego. Ela conta que teve muitas dúvidas sobre a possibilidade de ser efetivada, porque as tarefas exigem muita responsabilidade.

— Agora vou poder fazer a faculdade de Direito que é meu sonho desde criança — contou à reportagem, justificando que a família gostaria que ela fizesse agronomia.

Assim como Bruna, outros jovens têm a oportunidade de conquistar o primeiro emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz e evoluir profissionalmente construindo uma carreira.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir