Sábado, 16 de Outubro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
19°
14°
13°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Cultura e lazer

Gincana Farroupilha na Escola Sete de Setembro celebra tradicionalismo gaúcho com os alunos

Gincana Farroupilha na Escola Sete de Setembro celebra tradicionalismo gaúcho com os alunos
Fotos: Rádio A Folha
24.09.2021 10h28  /  Postado por: A Folha
Por Laura Simon Marques

Todo ano, a Escola Sinodal Sete de Setembro festejava a semana farroupilha de uma maneira um pouco diferente com suas séries finais: com uma gincana. Infelizmente, em 2020, por conta da pandemia, não foi possível realizar as atividades. Esse ano, porém, a 7ª Gincana Farroupilha aconteceu e foi um grande sucesso.

Cada turma de 6º ao 9º ano forma uma equipe, com 22 integrantes, junto também com os alunos do quarto e quinto anos. Durante toda Semana Farroupilha foi pensada uma atividade por dia para que os alunos pudessem aprender sobre a tradição gaúcha de maneira lúdica.

— A nossa caça ao tesouro, por exemplo, foi sobre a Anita Garibaldi. Os alunos, ativamente, procuram saber mais sobre essa figura histórica, para se preparar e responder mais rápido às tarefas e sair melhor na brincadeira — Explicou a coordenadora pedagógica, Leila Fernandes Grahl.

Além dessa atividade, houve tiro de laço e vaca parada, declamação de poesias, corrida de carrinho de rolimã e, por fim, uma apresentação artística de cada turma, que a Equipe A Folha pode presenciar e registrar.

Sobre a importância de ensinar sobre a cultura gaúcha para as crianças, Leila respondeu:

— As crianças de hoje possuem muito acesso à informação, com a internet. Mas o que fazer com essas informações? Então, além de relembrar as questões históricas da Guerra dos Farrapos, nosso objetivo é mostrar porque é importante conhecer sobre nossa cultura, mostrar porque os nossos costumes devem ser preservados, de onde eles vêm, e porque os gaúchos são do jeito que são.

O campeão desse ano foi a turma do nono ano, os alunos ganham medalhas como recompensa pela sua vitória. Na última prova, dia 21 de setembro, os alunos não só dançaram uma música tradicional gaúcha, como também tocaram instrumentos e a cantaram, fazendo uma performance completa.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.