Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Proposta de criação do Parque Municipal de Proteção Animal de Caxias do Sul já foi enviada à Câmara | Foto: Mateus Argenta / Divulgação

27 de setembro de 2021

Caxias do Sul quer criar o Parque Municipal de Proteção Animal

Por Correio do Povo

A Prefeitura de Caxias do Sul vai  implantar o Parque Municipal de Proteção Animal que irá substituir o Canil Municipal. A proposta já foi apresentada para a Câmara de Vereadores.

O parque será dividido em três partes: uma área de preservação; um parque para visitação e lazer da comunidade, com monumento à lembrança dos animais, local para despedida do animal, sede administrativa (com CTI de resgatados, consultório para atendimento dos animais do canil), casa das ONGs; e o centro de proteção, com alojamentos adequados em diferentes modalidades para cães e gatos.

“O projeto que estamos apresentando é totalmente diferente do que as pessoas esperam de um canil. Porque não é só isso, como diz o nome é um parque de proteção animal, com uma estrutura que eles nunca tiveram”, explicou o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Henrique Koch.

Segundo ele, a área de alojamento dos animais fica totalmente isolada pela mata e com distância suficiente para que não seja visualizada da estrada. Assim, os moradores do entorno não vão perceber os animais no dia a dia, da mesma forma que os animais não verão qualquer movimentação nas proximidades.

“Para quem conhece o canil hoje, para chegar na sede, temos que passar pelos animais. A circulação de pessoas estranhas é estressante para eles. Os novos alojamentos foram pensados para que eles fiquem protegidos do tempo, do frio, mas tenham circulação de ar, além de não terem contato com pessoas estranhas”, explica.

O projeto também tem um sistema de coleta de dejetos e limpeza do alojamento com perturbação mínima dos animais, e proteção para não haver contaminação do solo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir