Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de setembro de 2021

Episódios de chuva volumosa com risco de temporais são previstos para esta semana

Por MetSul

O Sul do Brasil terá episódio de chuva volumosa durante os próximos dias com os maiores acumulados de precipitação concentrados em Santa Catarina e no estado do Paraná, onde os volumes até o final desta semana deverão exceder 100 mm em alguns municípios com acumulados localizados até próximos ou acima de 150 mm.

Os maiores acumulados de chuva durante esta semana tendem a se concentrar sobre os estados catarinense e paranaense com marcas em algumas cidades que podem atingir ou superar toda a média de outubro nos próximos sete dias.

O tempo começa a mudar nesta terça-feira com a formação de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. A chuva nesta terça deve ser mais volumosa no Oeste, Noroeste e no Norte do território gaúcho, ao passo que no Sul e no Leste do Estado deve pouco ou nada chover na maioria das localidades. A instabilidade alcança ainda diversas áreas de Santa Catarina e pontos mais ao Sudoeste e Sul do Paraná.

Na quarta, a instabilidade se concentra entre o Norte gaúcho e o Paraná no começo do dia, mas depois vai enfraquecer muito rapidamente, o que permitirá com que o sol apareça com nuvens na maior parte da Região Sul. A trégua da chuva, entretanto, será breve. Isso porque na quinta novas áreas de instabilidade avançam de Oeste para Leste com chuva nos três estados do Sul e as precipitações mais volumosas no estado gaúcho.

Na sexta, a chuva se concentra mais no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Paraná com altos volumes localizados. Ao longo do dia, a instabilidade enfraquece. No sábado, o tempo volta a se instabilizar mais com novas áreas de chuva moderada a forte entre os territórios catarinense e paranaense que podem chegar à Metade Norte gaúcha.

Os volumes de chuva nesta semana no Paraná são uma excelente notícia porque o estado enfrenta forte estiagem que traz racionamento de água. Ainda, a chuva deve atingir a bacia do Rio Iguaçu e o Alto Uruguai, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aumentando níveis de reservatórios de importantes usinas hidrelétricas do submercado Sul do sistema interligado nacional, como Itaipu, Itá e Machadinho. A chuva, ademais, traz umidade para o solo e favorece o plantio da safra de verão em áreas onde o tempo seco está trazendo dificuldades, como é o caso do Paraná.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir