Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
24°
14°
16°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Cultura e lazer

Estátua do Laçador é removida para restauro

Estátua do Laçador é removida para restauro
30.09.2021 08h57  /  Postado por: A Folha

Nesta terça-feira (28), a escultura do Laçador foi retirada de sua morada, e levada para um pavilhão próximo ao Aeroporto Salgado Filho, onde será restaurada. Toda ação para a retirada foi acompanhada de perto pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, que fez o cortejo até o local do restauro. O Laçador precisará ser aberto para a retirada do concreto que colocaram durante a outra troca de lugar. Além disso, ganhará uma estrutura interna em aço inox para funcionar como uma coluna, já que, a obra é oca.

O Conselheiro Edson Fagundes, o Edinho, representou a diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e, o diretor da OrCav macrorregional, Solon Silva, juntamente com uma equipe composta de nove cavaleiros e amazonas, cumpriu o cívico dever.

A estátua do Laçador

Em 1954, para a Exposição do IV Centenário de fundação da cidade de São Paulo, foi realizado um concurso público para a execução de uma escultura que servisse como um símbolo do Rio Grande do Sul. A escultura original, vencedora do concurso foi construída em gesso pelo artista plástico Antônio Caringi e ficou exposta no espaço central do pavilhão do Rio Grande do Sul no evento. O modelo eternizado nesta obra foi o folclorista João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes.

A obra definitiva foi instalada em Porto Alegre, esculpida em bronze, e inaugurada em 20 de setembro de 1958, data comemorativa a Revolução Farroupilha, no Largo do Bombeiro e, em 11 de março de 2007, foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na mesma avenida, mas a uma distância de 600 metros do seu antigo local.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir