Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

8 de outubro de 2021

Dica de Leitura: o livro que inspirou a série "O Homem das Castanhas" da Netflix

Por Laura Simon Marques

Se livros de crime e mistério te interessam, em algum momento você vai acabar lendo um autor escandinavo. A tradição desse tipo de literatura nesses países é forte - talvez pelos baixíssimos números de homicídio e violência da vida real -, e com isso, uma seleção deles sempre acaba sendo traduzida para o público brasileiro todo ano.

Para iniciarmos o nosso mês de outubro, não poderia indicar outro livro senão As Sombras de Outubro, de Søren Sveistrup, um exemplo do melhor do que os livros de detetives nórdicos podem oferecer: crimes instigantes em paisagens gélidas, com reviravoltas e personagens sérios, obcecados em descobrir a verdade. 

Se passando na Dinamarca, o outubro deles é bem diferente do nosso: a neve do outono começa a cair, e os dias ficam cada vez mais curtos e as noites cada vez mais longas. É nesse cenário que o corpo de uma jovem mulher é encontrado, com uma de suas mãos decepadas, e ao lado do seu corpo um pequeno boneco feito de castanhas.

É esse boneco que liga o assassinato a um caso de desaparecimento, e depois, mais e mais mortes. Os detetives precisam correr contra o tempo e intrigas internas na polícia para descobrir a verdade, antes que o criminoso faça ainda mais vítimas. 

Sem deixar pontas soltas no final, esse livro faz jus a carreira de roteirista que o autor possui. Suas descrições são cinematográficas e os capítulos te prendem ao próximo. As opções para quem cometeu o crime são vastas e igualmente verossímeis, e mesmo assim, o final não deixa de ser surpreendente. Esse título é uma ótima entrada para os leitores que ainda não conhecem os autores escandinavos, assim como uma ótima opção para aqueles que procuram um novo autor nórdico para amar. 

A série baseada nesta obra foi recentemente lançada pela Netflix, confira o trailer aqui.

 

Título: As Sombras de Outubro

Autor: Søren Sveistrup

ISBN-13: 9788556510877

ISBN-10: 8556510876

Ano: 2019 / Páginas: 416

Idioma: português

Editora: Suma

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir