Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

FOTOS VANESSA ALMEIDA DE MORAES

8 de outubro de 2021

Equipe da Emater trabalha na organização do espaço no parque da Expodireto Cotrijal para 2022

Por Helaine Gnoatto Zart

Cozinha Show e Horto de Plantas Bioativas receberam atenção já nesta semana, quando equipes da Emater/Ascar RS iniciaram os preparativos para a Expodireto Cotrijal que vai ocorrer nos dias 7 a 11 de março de 2022.

A coordenadora do Horto, extensionista Doriana Miotto, relata que o espaço é muito procurado durante a feira, tanto pelo público do campo como o urbano. A visitação motiva a equipe a trazer novidades e manter a proposta original, que é orientar quem deseja ter estas plantas para uso doméstico e até o cultivo para uso comercial. Outro propósito é propor políticas públicas na área das plantas medicinais e da fitoterapia.

O Horto oferece visitas guiadas e oficinas com demonstração de cultivo, plantio, manejo, distribuição de mudas, além de espaço para discussão de assuntos mais específicos (quiosque). Neste ano serão distribuídas mudas de espinheira santa, estudada pela equipe da Floresta Nacional que será parceira nesta atividade. No quiosque o público poderá participar das palestras e troca de experiências sobre a implantação de políticas públicas, como a Práticas Intregrativas e Complementares de Saúde, e também o Programa Farmácias Vivas.

Na Casa da Família Rural funciona a Cozinha Show, outro sucesso de visitação na feira. A coordenadora Luciana Gobbi também esteve no parque nesta semana, orientando os preparativos para o evento.

A organização está trabalhando para oferecer a experiência da Cozinha Show também na modalidade remota.

Quem visitar o parque vai aprender dicas para o preparo de receitas de sobremesas tradicionais, coletadas pelas extensionistas com as agricultoras e também de confeitarias.

Nossa propostas, neste ano, e valorizar um produto que tem forte origem na agricultura familiar, o ovo, que tem grande valor nutricional para o consumo humano — destaca Luciana.

Junto virá o incentivo para produção de ovos, tanto para subsistência como para fins comerciais, estimulando a criação de agroindústrias.

Paralelo à demonstração da cozinha, haverá apresentação da ficha técnica do ovo, com valor nutricional, consumo, armazenagem e, principalmente, sobre como proceder para abrir uma agroindústria.

A coordenadora agradeceu à Cotrijal pelo incentivo e apoio no espaço cedido à Emater dentro do Parque da Expodireto Cotrijal e destaca que as equipes aguardam com ansiedade a realização presencial da feira.

Mesmo preparando material para aproveitarmos a experiência positiva que a internet ofereceu durante a pandemia, nós vamos disponibilizar a gravação das receitas, nos dias da feira com transmissões pelos canais da Emater, nada substitui o calor humano presencial — reforça Luciana Gobbi.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir