Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
19°
14°
19°C
Não-Me-Toque/RS
Chuvas esparsas
Ao Vivo:
Notícias

Não-Me-Toque tem casos suspeitos da Doença Diarreica Aguda

Não-Me-Toque tem casos suspeitos da Doença Diarreica Aguda
11.10.2021 17h12  /  Postado por: A Folha
Por Laura S. Marques

No dia sete de outubro, quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde do RS emitiu um alerta para surto da Doença Diarreica Aguda em diversos municípios do estado. 

As cidade eram: Dois Irmãos, Esteio, Morro Reuter, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Nova Prata, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, São Marcos, Pinto Bandeira, Santa Maria, Lavras do Sul, Colorado, Saldanha Marinho, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Horizontina, Tucunduva, Santa Rosa, Santo Cristo, Barra Funda e Sarandi.

Desde então, a doença já chegou a outros lugares da região, como Passo Fundo. 

Em Não-Me-Toque há suspeitas de casos, a secretária da saúde, Liliane Kramer Erpen, declarou que houve um aumento significativo de casos de diarreia no município, e que amostras serão levadas para análise para confirmar o diagnóstico.

A doença, que pode se dar, principalmente, por conta do consumo de água ou alimentos contaminados, também é transmitida pelo norovírus, que é capaz de permanecer em superfícies com as quais a pessoa infectada teve contato, facilitando a transmissão. 

Os sintomas são: 

  • Cólicas abdominais.
  • Dor abdominal.
  • Febre.
  • Sangue ou muco nas fezes.
  • Náusea.
  • Vômitos. 

É necessário ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em um período de 24 horas (diminuição da consistência das fezes – fezes líquidas ou amolecidas – e aumento do número de evacuações) para se enquadrar na doença. 

A recomendação da Secretaria de Saúde é consumir apenas água de fontes confiáveis, e buscar sempre a higiene das mãos, bem como lavar alimentos e utensílios. 

Fonte: Ministério de Saúde
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.