Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

15 de outubro de 2021

Dica de Leitura: o náufrago seis vezes pior que o Titanic, mas que ninguém conhece

Por Laura S. Marques

A segunda guerra mundial deixou para trás muitas vítimas, números tão impressionantes que não temos como conhecer a história de todos que foram afetados. Por isso a ficção histórica é um caminho para nos ajudar a conhecer relatos que raramente chegam ao grande público de outra maneira. 

O Sal das Lágrimas, escrito por Ruta Sepetys, fala sobre um grupo de pessoas que estão tentando se refugiar na Alemanha, fugindo dos russos que estavam na sua jornada para invandir o país nazista, trazendo destruição e horror aos povos no seu caminho. 

Joana, Emília e Florian são nossos personagens principais, cada um com seu objetivo, mas todos em busca da sobrevivência. Eles embarcam no navio alemão Wilhelm Gustloff, destinado aos refugiados civis que estavam a caminho de relativa segurança na Alemanha. A jornada deveria durar apenas dois dias, mas eles nunca chegaram ao seu destino. 

Afundado por submarinos russos, foram 9 mil vidas perdidas, o pior desastre marítimo de toda a história, com seis vezes mais mortes que o Titanic. 

Mas a maioria das pessoas nunca ouviu falar dessa história. Assim, vemos a importância dessa narrativa, da jornada que milhares de pessoas fizeram, a duras penas, apenas para morrer em um desastre marítimo que nunca chegou à consciência coletiva.

É preciso conhecer os horrores da guerra, para que eles nunca voltem a acontecer. E  embora os personagens que passamos a conhecer neste livro não sejam reais, o que eles passaram foi. A ficção histórica tem o poder de preencher lacunas no nosso conhecimento, quando os testemunhos já não estão mais disponíveis para serem ouvidos.

Título: O Sal das Lágrimas

Autora: Ruta Sepetys

ISBN-13: 9788580416978

ISBN-10: 8580416973

Ano: 2019 / Páginas: 320

Idioma: português

Editora: Arqueiro

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir