Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
13°
22°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Saúde

Surto de doença gástrica lota ambulatórios das UBS em Não-Me-Toque

Surto de doença gástrica lota ambulatórios das UBS em Não-Me-Toque
22.10.2021 10h37  /  Postado por: A Folha
Por Helaine Gnoatto Zart

Desde o final de agosto vem ocorrendo surto da Doença Diarreica Aguda, que avançou e atinge grande parte dos municípios gaúchos, inclusive Não-Me-Toque.

A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre é responsável por lotar os leitos de enfermaria das Unidades Básicas de Saúde em NMT. Na terça-feira (19), foram 14 atendimentos com intervenção, somente da UBS Centro.

De acordo com Liliane Kraemer Erpen, a Secretaria Municipal da Saúde está organizando um fluxograma para coleta de amostras para análise, para fins epidemiológicos apenas, e não diagnóstico.

Há indícios de que o agente causador é o norovírus. A transmissão da doença se dá, principalmente, através do consumo de água ou alimentos contaminados. Neste caso, ainda pode ocorrer através de contato com superfícies contaminadas.

Sobre a lotação das UBSs para procedimentos como aplicação de soro e medicação que combate a infecção gastrointestinal, Liliane Erpen disse que as UBS estão atendendo agendamentos e livre demanda, preservando o convênio com o Hospital Alto Jacuí, contratado para emergências/urgência.

Estamos atendendo o que podemos e, após o horário de atendimento das UBS, o hospital atende. Nossos médicos e equipe de enfermagem estão esgotados, trabalham de segunda-feira a segunda-feira, devido aos plantões da Sentinela Covid – comentou a secretária.

Liliane lembrou, ainda, que no final de semana teve campanha de Multivacinação, que prossegue até o dia 30, e neste sábado as UBSs estarão abertas para os exames preventivos da mulher, ação do Outubro Rosa.

A demanda por atendimento aumentou muito e nossas Unidades de Saúde estão sempre lotadas — confirmou.

Só no sábado (16), foram 280 doses de vacina contra a covid-19, distribuídas em D1, D2 e doses de reforço, e 123 vacinas de rotina aplicadas, atualizando a carteira vacinal de dezenas de não-me-toquenses. Durante a semana, sempre teve fila na Sala de Vacinas na UBS Centro.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir