Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de outubro de 2021

Ernani Polo protocola projeto que reconhece a “Música Popular do Sul” como de relevante interesse cultural do RS

O deputado estadual Ernani Polo protocolou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que reconhece a relevância da forma poético-musical “ Música Popular do Sul”, e a declara como de relevante interesse cultural do Estado. O parlamentar busca, com a iniciativa, reforçar o sentimento de pertencimento social do gaúcho, com forma de valorização e estímulo às manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos-culturais formadores da sociedade rio-grandense. O ato de protocolo foi realizado junto ao presidente do parlamento gaúcho, Gabriel Souza, na presença dos idealizadores da proposta, os músicos Pino, dos " Atuais" Flávio Dalcin, da banda " Ouro ", Rogério Magrão, da " Rogério Magrao e Banda" e Carlos Albea, diretor administrativo da FEMA, Instituição de Ensino da Cidade de Santa Rosa. Também estiveram presentes os músicos Loro, da Banda Show 4 e Marconi , da Banda " Rota Luminosa".

A “Música Popular do Sul” é uma forma de expressão cultural popular e regional, que teve origem nas composições artísticas executadas por bandas, bandinhas ou conjuntos musicais, decorrentes da contribuição cultural do imigrante. A Música Popular do Sul apresenta, em suas letras, temas característicos do interior, costumes regionais, festas, à paixão pelas áreas rurais.

"Buscamos valorizar este estilo de música praticado por imigrantes aqui no Estado, de forma original e própria, o que criou uma forma de expressão cultural regional, em músicas executadas em bailes, festas comemorativas ou mesmo de simples entretenimento, muito populares em todo o Rio Grande do Sul", destaca o deputado Ernani Polo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir