Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Engenheiro agrônomo Tiago Ismael Ludwig, produtores Everton Valdemar e Elton Rossler e o gerente da Unidade Cotrijal de Saldanha Marinho, Anderson Sbabo

8 de novembro de 2021

Colheita de inverno avança na região da Cotrijal

A colheita das culturas de inverno está em andamento na região de atuação da Cotrijal e deve ser concluída até o final de novembro. A expectativa é de uma safra de bons resultados em grande parte das propriedades, embora algumas lavouras tenham sofrido com doenças na floração.

Na Agrícola Pinheirinho, em Saldanha Marinho, a colheitadeira não parou nos dias de tempo seco para dar conta de colher os 350 hectares de trigo. Valdemar Rossler está otimista, pois a produtividade deve ser uma das melhores dos últimos anos. “Teremos uma ótima safra”, avalia ele, que é associado da Cotrijal desde 1992.

Os filhos Everton e Elton estão direto na lavoura neste período, envolvidos com a colheita do trigo e a semeadura das áreas para o verão. Para serem mais assertivos nas tomadas de decisão, do plantio à colheita, eles contam com o apoio da Cotrijal. “É muito importante essa parceria. A confiança que temos no gerente da nossa unidade e no agrônomo que nos atendem faz toda a diferença”, afirma Everton.

Alexandre Nowicki, coordenador técnico da Cotrijal, informa que algumas lavouras, principalmente na região mais ao norte da área de atuação da cooperativa, em função das chuvas verificadas entre final de setembro e início de outubro, foram afetadas pela giberela. “Até esse período, analisando toda nossa região, tínhamos expectativa de ótima safra. Mas mesmo com essa condição adversa, se o tempo colaborar, esperamos ter ainda bons resultados, se compararmos com a média histórica”, aponta.

Levantamento da Emater/RS-Ascar estima a produtividade média de trigo nesta safra no Rio Grande do Sul em 50,91 sacos/hectare, totalizando 3,59 milhões de toneladas, aumento de 70,95% em relação a 2020.

Na safra passada, a média gaúcha foi de 40,5 sacos/hectare. Na área de atuação da Cotrijal, alcançou 54,4 sacos/hectare.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Engenheiro agrônomo Tiago Ismael Ludwig, produtores Everton Valdemar e Elton Rossler e o gerente da Unidade Cotrijal de Saldanha Marinho, Anderson Sbabo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir