Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

12 de novembro de 2021

Trigo: Cotrijal confirma avanço da colheita

Por ASCOM Cotrijal

A sequência de dias sem chuva na área de ação da Cotrijal movimentou as máquinas nos processos de colheita do trigo e também na semeadura da soja (safra 2021/2022). Conforme o Departamento Técnico da Cotrijal, a colheita do trigo já está concluída em 38% das áreas localizadas na região de Não-Me-Toque. Esse percentual é menor apenas na região de Vacaria, com 12% de área colhida.

As áreas já colhidas apresentam bom rendimento e qualidade. O associado Almir Görgen, de Não-Me-Toque, destinou 110 hectares para o cereal e acredita em uma boa safra. “As primeiras áreas estão surpreendendo. Tivemos a presença da giberela no final do ciclo, o que pode nos tirar um pouco da produtividade, porém o resultado é satisfatório”, declara o produtor.

SOJA: No aguardo da chuva 

Com 35% das áreas de soja já semeadas na região de ação da Cotrijal, os produtores aguardam o retorno das chuvas para dar andamento à semeadura. O coordenador técnico da Cotrijal, Alexandre Nowicki, reforça que as condições de umidade e temperatura do solo devem seguir as orientações técnicas, para que as plantas possam ter uma boa germinação. “Outro detalhe está no controle das plantas invasoras, que deve ser realizado de forma imediata ao término da colheita do trigo, para que essa soja possa ser semeada no limpo”, pontua.

O produtor Rubens Roberto Ely (foto), associado da Cotrijal, já iniciou a semeadura da soja em sua propriedade. Com 40 hectares destinados para a cultura, a expectativa do produtor é positiva. “Temos que fazer a nossa parte, e tudo começa com um bom trabalho de semeadura, mas não podemos esquecer do clima, fator determinante para o nosso sucesso”, afirma.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir