Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

3 de dezembro de 2021

Sicredi incentiva formação de nova Cooperativa Escolar

Os estudantes da EMEF Leonel de Moura Brizola, de Victor Graeff/RS, têm a oportunidade de desenvolver a liderança e o protagonismo juvenil por meio de uma Cooperativa Escolar – a Coopemax - que realizou sua Assembleia Geral Ordinária na manhã da última sexta-feira, 26 de novembro.

As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de caráter educativo promovida pelo Sicredi. São formadas pela união voluntária de crianças ou adolescentes, que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, no contraturno escolar, sem fins lucrativos. É um movimento de muitos alunos que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas Comunidades.

Participaram da Assembleia os alunos associados da Coopemax, professores e pais da escola. Os associados e alunos da Cooperativa Escolar União e Trabalho (Coounitra), da EMEF Marcílio Dias, de São José da Glória, interior de Victor Graeff, também prestigiaram a assembleia. A Coounitra é a segunda mais antiga do estado e pioneira na região.

O evento também teve a participação do secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Fábio Dirings, do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Mattge e da prefeita em exercício, Ilvânia Wentz. A Sicredi Cooperação RS/SC esteve representada pelo presidente Gervásio Jorge Diel, pela gerente da agência Victor Graeff, Franciele Dillenburg Alberton e pela assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Ane Muller De La Canal.

Para Gervásio Jorge Diel, as Cooperativas Escolares promovem uma experiencia única aos participantes.

— A construção de uma sociedade mais próspera passa pela educação dos jovens e para nós, enquanto Instituição Financeira Cooperativa, é uma satisfação muito grande disseminar a cultura cooperativista e estarmos próximos de iniciativas que desenvolvam a liderança e o protagonismo dos jovens das nossas Comunidades — explicou o presidente da Sicredi Cooperação RS/SC.

Compõe a nova diretoria os seguintes alunos: Yasmin Eduarda Schons (presidente); Taysa Bach Mattge (vice-presidente); Ana Vitória Borowsky (1ª secretária); Eduarda Hehn Hofstaetter (2ª secretária); Graziéli Markmann (1º tesoureira); Fernanda Lana Schroeder (2º tesoureira); Mateus Lodi (diretor de Pesquisa); Lara Kuhn (diretora de Comunicação) e Pedro Henrique Goellner (diretor de Educação Cooperativa). A cooperativa escolar também contará com os seguintes Conselheiros Fiscais: Gustavo Abel Berwig, Priscila Dahse e Bruno Henrique Scheffel (efetivos) e Antônio Carlos Dahn, Luis Antônio Vieira e Vítor Samuel Wentz (suplentes).

A presidente da CoopeMax, Yasmin Schons, destacou a experiência vivida pelos alunos durante o ano:

— Esse dia é muito especial, pois esperamos o ano todo pela nossa Assembleia de Fundação. Foi um ano de muito trabalho e esforço e agora vamos dar continuidade ao aprendizado que estamos tendo na nossa Cooperativa.

A diretora da EMEF Leonel de Moura Brizola, Isabel Marquetti, afirmou que a Cooperativa Escolar irá contribuir com o desenvolvimento dos estudantes:

— Nossa Cooperativa Escolar vem agregar muitos ao conhecimento dos nossos alunos fazendo a diferença na vida deles enquanto cidadãos participativos da nossa sociedade.

O secretário Fábio Augusto Dirings destacou que é muito gratificante para o Município presenciar um momento como esse:

— Estamos muito gratos por tudo que nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar durante o ano. É um prazer estarmos ao lado de projetos como as Cooperativas Escolares.

O secretário também lembrou que o município de Victor Graeff tem tradição no cooperativismo e abriga a segunda Cooperativa Escolar mais antiga do estado.

A gerente da agência Sicredi parabenizou os estudantes e lembrou que a CoopMax, assim como o Sicredi, são parceiras para disseminar o Cooperativismo.

— As cooperativas estão inseridas tanto para o crescimento e aprendizado dos alunos envolvidos, como também para o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas — reforçou Franciele Dillenburg Alberton.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir