Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

23 de dezembro de 2021

Defesa Civil homologa situação de emergência de Espumoso por conta da estiagem

Por Clic Espumoso

A Defesa civil estadual homologou nesta quarta-feira, 22, a situação de emergência de Espumoso. O pedido foi enviado pelo poder público municipal no dia 17 e depois de várias análises e visita ao município, o órgão estadual reconheceu a situação de emergência. Além disso, a defesa civil nacional reconheceu a situação de emergência.

O decreto foi baseado na falta de chuva, a impossibilidade dos produtores de plantar, as perdas daqueles que já plantaram e a diminuição na bacia leiteira e no gado de corte.

De acordo com o levantamento da Emater, as perdas em lavouras por causa da estiagem devem ultrapassar os R$ 100 milhões. As lavouras de milho, cerca de 1,5 mil hectares, que não possuem irrigação foram quase que na totalidade perda de 100%.

Outra preocupação é com a soja, visto que grande parte 51,5 mil hectares ainda não foi plantada e aquelas que já foram, não cresceram e precisam ser replantadas, mas para isso a chegada de uma chuva volumosa é essencial. Porém, na última semana a cidade registou pancadas de chuva, mas que juntas não somaram 5 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil, com a homologação da situação de emergência, os municípios passam a ter uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária, como repasse de recursos e auxílio em obras de restabelecimentos por meio de planos de trabalho.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir