Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Cometa Leonardo foi fotografado no Sul do Brasil após aumentar seu brilho (Foto: Gabriel Zaparolli/Arquivo pessoal)

24 de dezembro de 2021

Cometa Leonard é visto no céu em Não-Me-Toque

Você já notou que nos presépios há a caracterização da chamada Estrela de Belém na forma de um cometa? Então, ninguém sabe ao certo o que foi avistado pelos reis magos e as hipóteses incluem até uma observação do cometa Halley. Hoje, em 2021, com toda a tecnologia, sabe-se pela ciência o que aparece no céu. E neste período de Natal o que está no céu é um cometa.

O cometa Leonard (C/2021 A1) foi observado no céu do Rio Grande do Sul. Na noite de quarta-feira, Clezio Goettems e Celito Zuffo retornavam de Passo Fundo pela ERS 142, nas proximidades da entrada para Colônia Saudades, entre Não-Me-Toque e Carazinho, visualizaram no céu uma grande explosão de luzes, muito próxima, passando alguns minutos da meia noite.

— Foi incrível! Surgiu do nada uma bola de fogo desprendendo fagulhas pra todos os lados — descreveu Clezio.

— Assustador e ao mesmo tempo muito lindo — comentou Celito.

O fotógrafo Gabriel Zaparolli que especializou em astrofotografia na praia do Litoral Norte gaúcho, conseguiu fotografar o cometa por volta das 20h30 da segunda-feira (20). Ele fazer a imagem com incrível nitidez, em que é possível observar os gases na cauda do cometa. Zaparolli valeu-se de equipamentos especiais e foi beneficiado pelo tempo aberto.

Cometa Leonardo foi fotografado no Sul do Brasil após aumentar seu brilho
(Foto: Gabriel Zaparolli/Arquivo pessoal)

De acordo com o fotógrafo, para a captação da imagem do cometa no céu do Rio Grande do Sul foi utilizada uma câmera Canon T5i e outra Canon EF 85mm F1.8 com as seguintes configurações: 409 fotos de 2s, F2.5 e ISO 3200. Ou seja, o registro demandou uma capacidade técnica de fotografia que a esmagadora maioria das câmeras das pessoas não possui.

O cometa Leonard ficou mais brilhante nas últimas horas. Os astrônomos explicam na segunda (20) houve uma “explosão” do núcleo do cometa. Em questão de horas, o brilho aumentou em quase 10 vezes. O cometa estava claramente visível a olho nu como a aparência de uma ‘estrela’ à esquerda de Vênus” no fim de tarde e no começo da noite, mas dentro das cidades é difícil a sua observação pela chamada poluição de luzes.

A explosão pode sinalizar um evento de fragmentação no núcleo do cometa. Isso não seria surpresa, conforme os especialistas. O cometa está se dirigindo para sua maior aproximação do sol (0,61 UA) em 3 de janeiro. O aumento do calor pode estar liberando novos jatos de gás e poeira do núcleo do cometa ou espalhando grandes pedaços de gelo e rocha. As melhores observações ocorrem no Hemisfério Sul, mas ele é visível também no Hemisfério Norte, onde o astrofotógrafo Michael Matiazz fex incrível foto da cauda de gases do cometa.

Astrônomos amadores e profissionais vão seguir olhando atentamente para o céu enquanto a explosão continua. Se for grande, o cometa pode se desintegrar. Caso contrário, ele pode brilhar ainda mais conforme o cometa se aproxima do sol até o começo de janeiro.

Para encontrar Leonard no céu do pôr do sol, atente para Vênus e o que está à esquerda. Leonard é um cometa descoberto por GJ Leonard no Observatório do Monte Lemmon, no Arizona, nos Estados Unidos, em 3 de janeiro deste ano, exatamente um ano antes do periélio. Quando descoberto, estava a 5 UA (750 milhões de quilômetros) do Sol.

Foi o primeiro cometa descoberto em 2021 e tem uma órbita retrógrada. Em 12 de dezembro, Leonard estava a 0,233 UA (34,9 milhões de quilômetros) da Terra e em 18 de dezembro a 0,028 UA (4,2 milhões de quilômetros) de Vênus.

Fonte: MetSul.Com MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais.
Edição: A Folha NMT
https://metsul.com/cometa-leonard-e-fotografado-no-sul-do-brasil-apos-aumentar-seu-brilho/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir