Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

28 de dezembro de 2021

Médico Flávio Brilhante se despede de Não-Me-Toque

Por Laura Simon Marques

O doutor Flávio Brilhante Teixeira, que atua no Posto de Saúde Central, deixou o seu cargo na semana passada, depois de três anos como médico da família e comunidade, por conta do encerramento do seu contrato com o Programa Mais Médicos.

Natural de São Paulo, De fora do estado, Flávio veio para o Rio Grande do Sul para estudar na UPF. Seu cargo em Não-Me-Toque foi sua primeira experiência de trabalho como médico, logo depois de formado.

Flávio se envolveu profundamente com a comunidade não-me-toquense, participando de entidades civis, como o grupo Amigos da Vida, e entidades religiosas. Hoje ele é reconhecido e admirado pelas pessoas, principalmente por aquelas que pacientes. Foram mais de nove mil atendimentos realizados nessa passagem pelo Posto de Saúde Central.

— Nesses três anos que trabalhei aqui, nunca foi um peso acordar de manhã, provando como verdadeiro a frase “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida” — enfatizou referindo-se ao filósofo Confúcio.

Flávio também ressalta o acolhimento que teve na cidade desde a sua primeira semana de atuação. A sua equipe, os pacientes, e a comunidade em geral, ele diz que todos viraram amigos, alguns até mesmo família.

— Gosto de pensar que esse é o fim de um ciclo, mas não o fim da minha história com Não-Me-Toque — avaliou.

Flávio também foi peça fundamental no enfrentamento da COVID no município, e ele concede ao período da pandemia o seu melhor e pior momento nesses anos de atuação: o pior, quando perdeu uma colega de trabalho para o vírus. O melhor, o empenho, carinho e entrega que notou nos profissionais da saúde nos piores momentos da pandemia.

O médico está terminando sua especialização em psiquiatria e considera, um dia, voltar a esta cidade para atuar na nova área.

— Agradeço muito ao município, e a esse povo tão bom que é o não-me-toquense por me acolherem durante esses três anos — finaliza.

O último dia de trabalho do médico Flávio Brilhante foi 22 de dezembro. Ele retorna para a última consulta de avaliação de alguns pacientes que cujo tratamento estava em andamento no dia 7 de janeiro.

No final do expediente, recebeu a visita da secretária de Saúde, Liliane Erpen, que trouxe o agradecimento da Administração para o profissional.

— O Dr. Flávio foi peça chave para a organização do fluxo Covid, na organização do atendimento Estratégias da Saúde da Família, organização de campanhas de prevenção e promoção da saúde. Sempre com um bom relacionamento com a equipe, também contribuiu muito para atendimento de pacientes na saúde mental — reconheceu a secretária.

Os colegas médicos, enfermeiras e técnicos também vieram para dar seu abraço.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir