Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
24°
18°
21°C
Não-Me-Toque/RS
Chuva
Ao Vivo:
Agronegócios

Lagoa dos Três Cantos declara Situação de Emergência

Lagoa dos Três Cantos declara Situação de Emergência
Foto: PREFEITURA DE VALE VERDE/DIVULGAÇÃO/JC
29.12.2021 09h10  /  Postado por: A Folha
Por ASCOM Lagoa dos Três Cantos

O prefeito de Lagoa dos Três Cantos Sergio Antonio Lasch decretou na terça-feira (28) Situação de Emergência devido a forte estiagem que desde a segunda quinzena de outubro tem gerado severos prejuízos, especialmente ao setor primário

Dados da Emater/RS – Ascar apontam que até o momento a lavoura mais afetada é a de milho, pois atingiu a fase mais crítica da cultura que é o florescimento e se estendeu durante o enchimento de grãos. Como consequência, em muitas áreas houve perda total das lavouras, que não formaram espigas, noutras ocorreu a produção de poucas espigas, de tamanho pequeno e com falhas de grãos. As perdas estão estimadas em 90%, sendo este quadro irreversível.

A produção leiteira também foi drasticamente afetada, visto que o período de estiagem coincidiu com o momento de implantação e desenvolvimento inicial de pastagens de verão. Houve redução significativa no crescimento e desenvolvimento de pastagens e há necessidade de ressemeadura em muitos casos, quando as condições de umidade do solo forem favoráveis. A produtividade da silagem de milho também foi reduzida significativamente e apresenta pouca qualidade pela baixa produção de grãos. A produção leiteira, no mês de dezembro, teve redução de 50%.

Na cultura da soja os prejuízos ainda estão sendo contabilizados e a situação se agrava com a continuidade da estiagem. Muitas áreas ainda não foram semeadas e outras necessitam de ressemeadura devido à baixa população de plantas estabelecida. As perdas se devem ao atraso na semeadura, necessidade de ressemeadura em algumas áreas, crescimento lento em lavouras estabelecidas, com poucas folhas e porte baixo, além do início de florescimento das variedades precoces, em plantas com baixo vigor.

Já são mais de 50 municípios no estado em situação de emergência.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir